Characterization of proteoglycans in the mouse uterus during the estrous cycle and in ovariectomized animals: analysis of the effects of castration and hormone replacement. / Caracterização de proteoglicanos do útero de camundongos durante o ciclo estral e em animais ovarectomizados: análise dos efeitos da castração e da reposição hormonal.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

A matriz extracelular (MEC) dos tecidos uterinos é altamente remodelada na gestação de camundongos. Os objetivos deste estudo foram avaliar a influência dos hormônios ovarianos estrógeno (E2) e progesterona (P4) sobre a estrutura dos tecidos uterinos de camundongo e a deposição dos proteoglicanos decorim, biglicam, fibromodulim, lumicam, perlecam e versicam nestes tecidos. Para isto, utilizamos um modelo de castração e reposição hormonal, e o ciclo estral como parâmetro fisiológico. Verificamos que, como na gestação, durante o ciclo estral ocorre intensa remodelação na estrutura e na MEC dos tecidos uterinos. Verificamos ainda que a resposta aos hormônios ovarianos é: compartimento-específica; hormônio-específica e molécula-específica. Notável foi a modulação do versicam pelos hormônios ovarianos. P4 induz a deposição de versicam no estroma, enquanto o miométrio responde apenas a E2. A modulação dos proteoglicanos pelos hormônios ovarianos mostra a relevância destas moléculas para a composição de um ambiente uterino propício para o desenvolvimento do embrião.

ASSUNTO(S)

endométrio Útero endometrium hormônios esteróides ovarianos proteoglycans uterus proteoglicanos histology mice myometrium ovarian steroid hormones ciclo estral animal miométrio animal estrous cycle histologia camundongos

Documentos Relacionados