Clarissimo speculo bonitatis Dei : o mundo de Tomás de Celano e a sua leitura de mundus

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

15/08/2011

RESUMO

O objetivo desse trabalho é entender a versão de São Francisco de Assis criada por Frei Tomás de Celano em suas obras hagiográficas, para, a partir disso, analisar como a Ordem dos Frades Menores e o Papado compreenderam a relação do cristão com o mundo e transformaram essa compreensão em uma versão do Santo. Fatores como a substituição do Neoplatonismo pelo Aristotelismo como paradigma filosófico e alterações econômicas e sociais contribuíram para alterar a interpretação das ordens bíblicas para não amar o mundo, não mais interpretadas como materialidade, e sim como uma ordem para o cristão fugir do pecado. O desprezo pelo mundo foi substituído por um maior apreço pela natureza e pela sociedade. Além disso, cada vez mais, o corpo passou de inimigo a amigo, tornado-se o irmão corpo. Tal análise é importante para rever a idéia, tão comum na historiografia, de que o que Max Weber chamou de Ascese Intramundana, a vida cristã vivida em sociedade, só surgiu no Protestantismo, em oposição ao Monasticismo. As Ordens Mendicantes, sobretudo o Minoritismo, tentaram, durante o século XIII, período de análise desse trabalho, vivenciar o Cristianismo amando a natureza e agindo, por meio da pregação e da caridade, nas cidades. Para fazer esse trabalho, foram analisados os discursos hagiográficos (sobre São Francisco) feitos por Tomás de Celano, Vita beati Francisci (chamada de Vita Prima) e Memoriale in desiderio anime (chamada de Vita Secunda) para, a partir disso, entender a interpretação de Celano de como deve ser a relação do cristão com o mundo. O mundo deixou de ser um reflexo distorcido de uma realidade perfeita, passando a ser reflexo perfeito da bondade de Deus.

ASSUNTO(S)

minoritismo hagiografia mundo ascese intramundana. historia minority hagiography world asceticism worldly.

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