Artigos científicos, teses e dissertações
Publicados nas melhores instituições de ensino

Como deve ser o re-tratamento de pacientes que não erradicaram o Helicobacter pylori com o esquema inicialmente proposto?

Esta resposta será baseada no II Consenso Brasileiro sobre Helicobacter pylori (H.p). De acordo com especialistas as opções terapêuticas abaixo listadas podem ser utilizadas para erradicação do H.p:

Após a falência de um dos tratamentos iniciais acima propostos pelo Consenso, recomendam-se mais duas tentativas de tratamento, com duração, de 10 a 14 dias, não se repetindo ou estendendo o esquema inicial. Os esquemas a serem utilizados dependem do tratamento inicial.

Se foi utilizado IBP + amoxicilina + claritromicina ou IBP + furazolidona + claritromicina:

IBP em dose plena + sal de bismuto 240 mg + furazolidona 200 mg + amoxicilina 1,0 g (podendo ser substituída pela doxiciclina 100 mg), administrados duas vezes ao dia, durante 10 ou 14 dias.

IBP (dose plena) bid + levofloxacina 500 mg uid + amoxicilina 1,0 g bid por 10 dias, ou IBP em dose plena + levofloxacina 500mg + furazolidona 400 mg, administrados em dose única diária, durante 10 dias.

Se o esquema inicial foi IBP + furazolidona + tetraciclina:

IBP em dose plena + amoxicilina 1,0 g + claritromicina 500 mg, administrados duas vezes ao dia, durante 7 dias.

IBP em dose plena + sal de bismuto 240 mg + furazolidona 200 mg + amoxicilina 1,0 g (podendo ser substituída pela doxiciclina 100 mg), administrados duas vezes ao dia, durante 10 ou 14 dias.

 

 

Embora a maior parte dos estudos terapêuticos para Hp empregando sais de bismuto recomendem seu uso 3 ou 4 vezes ao dia, o Consenso, baseado em observações recentes, optou por regimes utilizando-o apenas 2 vezes ao dia, de forma a simplificar o esquema terapêutico e aumentar a aderência ao tratamento. Baseado em vários estudos internacionais e mesmo na ausência de estudos nacionais, o Consenso recomenda o emprego da associação de levofloxacina, amoxicilina e IBP como terapêutica de retratamento de segunda opção. A recomendação do emprego da associação de levofloxacina, furazolidona e IBP em dose única diária baseou-se em estudo piloto nacional com excelentes resultados iniciais. O Consenso recomendou também, a realização de estudo multicêntrico nacional para validação nacional dos esquemas aqui sugeridos.

COMO SALVAR SEU TCC