CompÃsitos aeronÃuticos processados a partir de fibras de carbono impregnadas com poliamida 6/6 via processo de polimerizaÃÃo interfacial.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2002

RESUMO

Neste trabalho encontra-se apresentada a produÃÃo de compÃsitos termoplÃsticos pela impregnaÃÃo de fibras de carbono contÃnuas com poliamida 6/6, utilizando o processo de polimerizaÃÃo interfacial. Para isto, foi projetado e construÃdo um sistema de polimerizaÃÃo interfacial, no qual foram utilizados como monÃmeros para a sÃntese da poliamida 6/6, o cloreto de adipoÃla e o hexametilenodiamina. ApÃs a impregnaÃÃo dos cabos de fibras com a poliamida recÃm sintetizada foi produzido um tecido e este foi laminado e submetido ao processo de moldagem por compressÃo a quente, na obtenÃÃo dos laminados termoplÃsticos. As propriedades fÃsicas, mecÃnicas, reolÃgicas e tÃrmicas, bem como as caracterÃsticas microestruturais destes compÃsitos foram correlacionadas. A sÃntese da poliamida 6/6 via polimerizaÃÃo interfacial foi realizada com sucesso, apresentando as mesmas caracterÃsticas da poliamida comercial (fornecida pela Rhodia) e o controle da espessura do recobrimento da poliamida 6/6 sobre a superfÃcie da fibra de carbono tambÃm apresentou resultados satisfatÃrios. Os resultados mostraram que o processo de polimerizaÃÃo interfacial associado ao processo de moldagem por compressÃo a quente à viÃvel para a obtenÃÃo de compÃsitos com um volume do reforÃo em torno de 60%, atendendo requisitos aeronÃuticos. Os compÃsitos obtidos via polimerizaÃÃo interfacial apresentaram um comportamento mecÃnico similar, e em alguns casos, superior aos compÃsitos obtidos via moldagem por compressÃo a quente a partir da poliamida comercial.

ASSUNTO(S)

compÃsitos de matrizes polimÃricas poliamidas materiais compÃsitos tratamento de superfÃcies moldagem (processo) termoplÃsticos ensaios de materiais fibras de carbono polimerizaÃÃo

Documentos Relacionados