Competências individuais, segundo a percepção de funcionários e clientes do setor bancário da cidade de Resende - RJ / Individual competencies as perceived by employees and clients of the banking system of Resende RJ.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

A fundamentação teórica desta pesquisa concentra-se nas proposições da gestão baseada em competências. O objetivo geral deste trabalho é identificar a percepção declarada dos funcionários e dos clientes do setor bancário, em relação às competências individuais desenvolvidas, adquiridas e aplicadas pelos bancários na sua rotina de trabalho. Faz-se uma revisão bibliográfica sobre o conceito de competência, um histórico sobre as instituições bancárias e a evolução das atividades exercidas pelos profissionais que trabalham nessas organizações. A pesquisa analisou duas agências bancárias da cidade de Resende - RJ, sendo uma do setor público e outra do setor privado, visando à comparação da percepção entre os próprios bancários e posterior comparação com a percepção dos clientes destas agências. A pesquisa indicou resultado positivo para a percepção dos bancários sobre suas competências individuais entre as agências estudadas. Entretanto a percepção dos clientes da instituição bancária pública diverge da opinião dos seus respectivos funcionários, enquanto a percepção dos clientes da agência privada apresenta similaridades.

ASSUNTO(S)

administracao individual ompetencies, banking system dimensions of individual competence setor bancário competências individuais dimensões da competência individual.

Documentos Relacionados