Composição corporal e antropometria de idosos:concordância entre métodos, desenvolvimento e validação de equações preditivas e pontos de corte / Body composition and anthropometry of the elderly:agreement between methods, development and validation of predictive equations and cutoffs.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

09/05/2011

RESUMO

O objetivo deste estudo foi analisar a composição corporal e antropometria de idosos com relação à concordância entre métodos, desenvolvimento e validação de equações preditivas e pontos de corte. Foram avaliados 132 idosos (52 homens e 80 mulheres), com idade entre 60 e 91 anos, usuários da atenção primária à saúde, não instituicionalizados, selecionados a partir de sorteio aleatório proporcional aos nove distritos sanitários de Goiânia-GO. Para coleta de medidas antropométricas, impedância bioelétrica (BIA) e absortometria por raio-X de dupla energia (DEXA) foram utilizados procedimentos padronizados, por avaliadores devidamente treinados, com equipamentos regularmente calibrados. As análises foram realizadas no STATA/SE. Realizou-se análise descritiva, testes para comparação de médias, validação de equações segundo critérios sugeridos por Lohman, análise gráfica por Bland e Altman e por Lin e análise de Curva ROC (receiver operator characteristic curve). O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Goiás. A equação de Durnin e Womersley apresentou maior coeficiente de correlação de concordância (CCC = 0,846) e menor diferenças médias (DM = - 2,335) para o sexo masculino. A equação de Lean et al. (para homens) e de Deurenberg et al. (para mulheres) apresentaram maior concordância e menores diferenças médias com DEXA. Foram propostas equações para estimativa do percentual de gordura corporal (%GC): (sexo masculino: %GC = - 16,868 + 0,571DCTR + 0,409CC e sexo feminino: %GC = 8,634 + 0,601IMC + 0,321DCSI + 0,234DCSE + 0,398DCTR 0,467DCBI). Em ambos os sexos, as equações propostas apresentaram semelhança com DEXA na estimativa do %GC, apresentando alta precisão e acurácia. No sexo masculino o ponto de corte proposto para índice de massa corporal (IMC) foi ≥ 25 Kg/m2 e para circunferência da cintura (CC) ≥ 98,9 cm. Nas mulheres os valores de IMC e CC com maior sensibilidade, especificidade e acurácia foram ≥ 26,6 Kg/m2 e ≥ 90,5 cm. As equações atualmentes disponíveis para predizer a composição corporal de idosos apresentam limitações, sendo desenvolvida e validada nova equação para ambos os sexos a qual recomenda-se sua ampla utilização. Identificou-se ainda pontos de corte acurados de IMC e CC para predizer %GC em idosos.

ASSUNTO(S)

ciencias da saude composição corporal idoso antropometria impedância elétrica absortometria por raio-x de dulpa energia estudos de validação Índice de massa corporal circunferência da cintura pregas cutâneas 1.composição corporal; 2.antropometria; 3.idosos; 4.estudos de validação; 5.epidemiologia body composition aged anthropometry electric impedance dual-energy x-ray absorptiometry validation studies body mass index

Documentos Relacionados