Composition by sound : compositional and analytical work of instrumental repertoire by analysis tools of eletroacoustic music / Composição pelo som : trabalho composicional e analitico de repertorio instrumental por metodos de analise da musica eletroacustica
AUTOR(ES)
Alexandre Remuzzi Ficagna
DATA DE PUBLICAÇÃO
2008
RESUMO
O que será tratado nesta pesquisa é a busca de uma estratégia composicional para a música instrumental que conceba o material orientado às suas qualidades sonoras, ou seja, o princípio diretivo composicional é o estudo do material em seus aspectos e variações tímbricos, espectrais, morfológicos, dentre outros, princípio este que orientou o processo compositivo. Para o enriquecimento deste modelo, elaborou-se uma metodologia analítica baseada no ferramental advindo da música eletroacúsica com o intuito de priorizar modelos qualitativos (compreendendo esta como um importante paradigma na atenção ao som), em especial a tipomorfologia de Schaeffer (1966) e a morfologia espectral de Smalley (1997). O trabalho analítico, contudo, não pretendeu excluir as especificidades do suporte instrumental, agregando outras ferramentas de análise quando necessário, mas priorizando aspectos inerentes ao repertório selecionado, cujo trabalho no plano da sonoridade é flagrante, apesar de historicamente pouco explorado nas análises musicais: as obras estudadas são Hyperprism, de Edgard Varèse; e .Lento e Deserto., movimento II do Concerto para Piano, de György Ligeti. As análises, a aquisição de ferramentas teóricas necessárias e as reflexões decorrentes do processo serviram de base para a composição de obras cuja elaboração, visando autonomia poética, auxiliaram no aperfeiçoamento de uma metodologia que, ao valorizar os aspectos de elaboração no plano sonoro, respeitasse as características de cada obra e contribuísse na elaboração da estratégia composicional motivadora deste trabalho
ASSUNTO(S)
varese music analysis ligeti musical composition analise musical eletroacustica eletroacoustic composição (musica)
ACESSO AO ARTIGO
http://libdigi.unicamp.br/document/?code=000433944Documentos Relacionados
- The performance as a compositional element in electroacoustic interactive music
- Musica brasileira para trompa e piano : um repertorio desconhecido
- Caminhos da música instrumental em Salvador.
- Improvising in popular music : a study of choro, frevo and baião and its relation to música instrumental brasileira (brazilian instrumental music)
- Musica instrumental e industria fonografica no Brasil : a experiencia do selo som da gente