Contenção de processos erosivos resultantes de acidente ambiental na Serra da Mantiqueira, SP / Containment of erosion processes resulting from environmental accidents in the Serra da Mantiqueira, SP.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

31/03/2009

RESUMO

O presente trabalho foi conduzido na escarpa sul da Serra da Mantiqueira, com o objetivo de reverter os danos ambientais causados pelo rompimento de uma adutora de água localizada a 1.700 m de altitude. Esse acidente resultou na formação de uma cicatriz na floresta da encosta, com supressão do solo e da vegetação. Para reverter os processos erosivos formados no local foi desenvolvida uma nova técnica utilizando quatro barreiras formadas por mudas de Bambusa mutiplex (Lour.), com o intuito de desviar as águas e favorecer a regeneração da vegetação. Para contenção de duas ravinas, denominadas de menor e maior, colmos de bambu (Bambusa sp) foram plantados em consórcio com B. multiplex. O projeto foi monitorado por 18 meses e sua avaliação se fez por meio de observações de campo e preenchimento de ficha técnica. Posteriormente, os dados foram aplicados a uma adaptação da Matriz de Leopold composta por cinco aspectos monitorados: erosão, regeneração da vegetação, sucesso do plantio de bambu, conservação das estruturas e funcionalidade, nos quais se procurou avaliar a eficiência das intervenções com o bambu. O resultado da Matriz possibilitou classificar qualitativa e quantitativamente as intervenções, obtendo-se cinco níveis de classificação. As Barreiras I, II e IV foram classificadas como sendo de muita alta eficiência e, a Barreira III, como de alta eficiência. A contenção da ravina maior foi classificada como média eficiência e, da menor, como de muito alta eficiência.

ASSUNTO(S)

ravina bambu bambusa multiplex (lour.) recovery orecovery of hill ravine bamboo bambusa multiplex (lour.) conservacao de solo e agua recuperação de encosta

Documentos Relacionados