CONTEÚDOS CONCEITUAIS NAS COLEÇÕES DE HISTÓRIA PARA O ENSINO MÉDIO: o que muda e o que permanece com a intervenção do programa nacional do livro didático (1997- 2005)? / CONCEPTUAL CONTENT IN THE HISTORY OF COLLECTIONS TO SCHOOL: what changes and what stays with the intervention of the national program of the textbook (1997 - 2005)?

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2011

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo conhecer as mudanças e permanências na escrita da História veiculada nos livros didáticos avaliados, aprovados e distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM) através da análise de seus conteúdos conceituais meta-históricos e substantivos. Usando como baliza de análise as prescrições dadas pelos editais do programa sobre os conceitos históricos considerados importantes, realizamos a análise das coleções em edições anteriores e posteriores ao programa, visando saber se o PNLEM foi responsável por uma melhora nos conteúdos conceituais das coleções, como já identificado pelos pesquisadores em Ensino de História ao investigarem o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para o Ensino Fundamental. O nosso recorte temporal abrange o período de 1997 a 2005. Utilizamos os procedimentos metodológicos da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin (1977) para categorizar os conceitos que foram extraídos nas proposições históricas presentes no texto didático. A importância desse trabalho está em conhecer o grau de influência das políticas públicas nos livros de História para esse nível de ensino.

ASSUNTO(S)

ensino de história livro didático políticas públicas conteúdos conceituais conceitos históricos educacao teaching history textbook public policies conceptual contents historical concepts

Documentos Relacionados