Corpo aberto - mídia de silício, mídia de carbono: a dança em interação com as novas tecnologias

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2000

RESUMO

Corpo Aberto: mídia de carbono, mídia de silício, aborda uma das vertentes da dança contemporânea: a relação do corpo com as máquinas da nova era e, consequentemente, a dança em interação com as novas tecnologias. O pensamento e a obra do coreógrafo americano Merce Cunningham são escolhidos como fio condutor desta dissertação. À luz deste artista torna-se possível identificar alguns dos fatores que propiciaram a emergência deste diálogo entre a dança e as tecnologias. Suas obras propõem sofisticadas interações e as expõem como um trânsito que ocorre no corpo. Cunningham é fundamental para uma nova visão de dança, de arte e, principalmente, de corpo. E é também um pioneiro no uso das novas tecnologias neste campo. Através dele, serão discutidos artistas e obras contemporâneas onde o limite entre corpo de carbono e de silício está borrado. Carbono e silício estão implicados. Corpo Aberto: mídia de carbono, mídia de silício representa um primeiro passo no entendimento desta nova manifestação da dança, dando margem à sua continuidade, que se realizará na pesquisa de doutorado que segue essa, aqui apresentada. Corpo Aberto pertence a um mundo constituído por sistemas abertos, e por signos no sentido empregado por Charles Sanders Peirce. Por esta via percebe-se que todas as coisas no mundo, sendo signos, sistemas abertos, estão em constante troca e transformação na cadeia evolutiva. Portanto, o corpo, ambiente onde ocorre a dança, pode ser entendido como um sistema em interação eco-evolução com o mundo. É impregnado por ele ao mesmo tempo que passa a impregná-lo. Um está implicado no outro. A dança em interação com as tecnologias dos tempos de agora é aqui analisada não como um estilo ou gênero a mais em dança, mas como um reflexo, uma resposta estética da própria evolução do universo. Trata-se de um Corpo Evolutivo

ASSUNTO(S)

comunicacao bio-tecnologico cunningham, merce 1919- -- critica e interpretacao tecnologia danca video

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