Custodio Mesquita : o que o seu piano revelou
AUTOR(ES)
Hermilson Garcia do Nascimento
DATA DE PUBLICAÇÃO
2001
RESUMO
A presente dissertação persegue uma dupla finalidade ao revisitar o compositor Custódio Mesquita Pinheiro, um pianista carioca de carreira breve mas muito influente. Ao Procurar fazer uma abordagem musical de sua obra completa, de que se tem registro atualmente, introduz algumas reflexões sobre suas possíveis contribuições para o desenrolar do processo de transformações estilísticas da música brasileira popular, discutindo os parâmetros criativos de seu meio e de seu tempo. As investigações apontam a preocupação em concorrer para a ampliação do instrumental analítico, observando a polidimensionalidade da canção, com suas múltiplas camadas significativas, para o que também se volta parte deste trabalho
ASSUNTO(S)
composição (musica) - teses - brasil apreciação - teses musica - analise musica popular - teses - brasil
ACESSO AO ARTIGO
http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000246940Documentos Relacionados
- Custódio Joaquim de Almeida (1831? - 1935) : um Príncipe Africano em Porto Alegre que rezava, curava e treinava cavalos
- O piano mestiço : composições para piano popular com acompanhamento a partir de matrizes pernambucanas
- O que é o social? : digressões acerca de sua natureza e de seu conteúdo
- UMBUZEIRO: valorize o que é seu.
- O serialismo de Camargo Guarnieri no seu Concerto para Piano e Orquestra N.º 5