DA AVALIAÇÃO DAS COMPREENSÕES ÀS ESTRATÉGIAS DE ENSINO: O CASO DE UMA PINTURA HISTÓRICA BRASILEIRA

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2000

RESUMO

Na presente investigação propomo-nos a estudar as faculdades de compreensão (concepções, representações, interpretações) de determinados indivíduos sobre uma obra pictórica de conteúdo histórico e as conseqüências didáticas da avaliação destas compreensões para os educadores e estudantes, desde um enfoque da Educação Artística para a Compreensão, onde a obra de arte é abordada como um fenômeno cultural. Desejamos, deste modo, colaborar com as teorias em torno aos estudos sobre obras de arte, seja no âmbito escolar, seja em outros contextos educativos como museus e centros culturais. Esperamos que, de uma investigação sobre as compreensões de determinado grupo de indivíduos sobre uma pintura histórica, seja possível inferir importantes conseqüências educativas no campo da Educação Artística, uma vez que elaborar um mapa conceitual das concepções dos estudantes pode ser eficaz para colocar de manifesto compreensões equivocadas, incompletas, ou de baixa complexidade cognitiva, com o objetivo de ensinar-lhes a transformá-las. Isso é importante, tanto para que o aluno seja consciente do que realmente sabe (ou pode aprender melhor), como para o professor, a quem ajuda a planejar melhor suas intervenções educativas, tendo em conta a identificação dos conceitos que faltam ou que não estejam corretamente integrados no marco conceitual dos estudantes. Ainda que, de acordo com a perspectiva educativa do Ensino para a Compreensão escolhida para esta investigação, há muitos aspectos importantes a considerar, como por exemplo, o importante papel do indivíduo (o que ele realmente deseja e espera da Escola) e do contexto, do quê e como se ensina e de como se aprende, e outros tantos aspectos considerados imprescindíveis na Educação para a Compreensão, em nosso estudo priorizamos um deles; o da avaliação das compreensões prévias para inferir estratégias didáticas adequadas para que os indivíduos aprendam a compreender mais e de maneira mais complexa uma pintura histórica brasileira. A obra de arte, que norteia o estudo da tese, é abordada de acordo com a racionalidade cultural, seguindo uma perspectiva que considera as obras artísticas mediadoras de significados sobre o tempo e o espaço das quais emergem, seguindo as teorias de HERNÁNDEZ (1994; 1997a; 2000a), para quem, no estudo de uma pintura deve ser priorizado o processo de interpretação mais que o da percepção. A perspectiva da Educação para a Compreensão no âmbito escolar foi elaborada com base nas teorias de HERNÁNDEZ (1997a; 1997b; 1998a; 1998; 2000a; 2000b), para quem a função da escola não é só transmitir conteúdos, mas também facilitar a construção da subjetividade para as crianças e adolescentes que se socorrem nela, de maneira que tenham estratégias e recursos para interpretar o mundo no qual vivem e chegar a escrever sua própria história. Uma escola onde os alunos são protagonistas da aprendizagem e onde o que aprendem pode ser vinculado com a realidade, ou seja com sua vida pessoal e social. Nesta escola prevalece a idéia do docente investigador, que olha para as necessidades e interesses do aluno e não simplesmente no que ela estabelece como o saber escolar, o que implica em se engajar no Ensino para a Compreensão. Adotamos, também, a perspectiva da Educação para a Compreensão considerada em WISKE (1999), onde diversos autores, como: GARDNER, MANSILLA, PERKINS, entre outros, trabalham em torno de um marco conceitual do Ensino para a Compreensão: uma ferramenta, cujo propósito é planejar e dirigir as práticas da aula que promovem a compreensão e a reflexão sobre as mesmas (BLYTHE,1999:14). Estes autores oferecem uma ampla reflexão em torno do tema da Educação para Compreensão, que vai desde uma teoria da compreensão, até o estabelecimento de um marco conceitual com exemplos de estudos de caso dentro desta perspectiva educativa, incluindo idéias úteis aos professores que desejarem trabalhar com ela.

ASSUNTO(S)

educacao artistica pedagogia crítica da arte e da cultura primeira missa no brasil níveis e âmbitos de compreensão da arte

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