De Introduction à La musique Concrèteao Traité des Objets Musicaux: gênese do solfeijo dos objetos musicais de Pierre Schaeffer

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

Pierre Schaeffer é considerado o pai da música concreta. Mais que uma invenção, a música concreta representou a possibilidade de uma nova concepção musical. Na busca por uma música mais geral, Dchaeffer desenvolveu diversos conceitos e realizou várias pesquisas que culminaram no solfejo dos objetos musicais: um método que seria a base de uma musicalidade generalizada. Focando as questões referentes a esse método, e considerando-o em três estágios de sua gênese, analiso uma série de textos deste autor. O primeiro estágio encontra-se em Esquisse d un solfège concret (Schaeffer 1952b), do qual apresento uma descrição detalhada.Considerando o segundo estágio o programa para a _pesquisa de uma música concreta_ de 1957, proposto em Lettre à Albert Richard (Schaeffer1957a), exponho-o dentro do contexto criado a partir da tentativa de agregar as tendências musicais contemporâneas sob o nome de música experimental. Após a exposição das quatro funções da escuta e de outros conceitos centrais na pesquisa de Schaeffer, passo ao terceiro estágio, que é o solfejo dos objetos musicais, tal como se apresenta em Traité des objets musicaux (Schaeffer 1966). Concluo que, apesar de não finalizar o solfejo dos objetos musicais como um método realizável, a construção teórica que fundamenta a pesquisa musical de Schaeffer constitui-se numa referência para os estudos de percepção sonora e de propostas musicais além do sistema tradicional.

ASSUNTO(S)

musica concreta.

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