De volta para o presente : uma história dos militantes comunistas de Porto Alegre e suas representações acerca da democracia (1945-1947)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

A presente dissertação conta uma história dos militantes comunistas de Porto Alegre no maior período de legalidade do Partido Comunista do Brasil (1945-1947). Seu objetivo é mostrar as representações que tais agentes elaboraram acerca da democracia – exaltada mundialmente – com base nos jornais Correio do Povo, Diário de Notícias, Tribuna Gaúcha e Libertação, em relatórios da Polícia Política, nalguns documentos oficiais do Partido, nos Anais da Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, além de entrevistas e memórias. A interpretação dos testemunhos foi orientada pelos conceitos de “espaço de experiência”, “horizonte de expectativas” e “representação”, e seus resultados apresentam-se em duas partes, as quais tentam dar conta da inflexão entre euforia e decepção. Na primeira, dedicada ao ano de 1945, os significados apresentam-se motivados pelo entusiasmo desmedido causado por todas as possibilidades legais de atuação permitidas pela abertura política, sendo caracterizados por um forte viés social e por expectativas extremamente positivas. Na segunda, que abarca os dois anos seguintes, as representações defrontaram-se com questões delicadas e cruciais para o futuro da militância, sendo elaboradas concomitante à insistente retomada do passado antidemocrático e expressando-se por meio de metáforas altamente negativas, embora sem perder totalmente de vista as esperanças no futuro.

ASSUNTO(S)

historia do rio grande do sul porto alegre communist militancy democracy história política representation comunismo democracia militância política

Documentos Relacionados