Denis Diderot :: a formulação de uma crítica de arte para além do Iluminismo
AUTOR(ES)
Elder Joao Teixeira Mourao
DATA DE PUBLICAÇÃO
2008
RESUMO
Este trabalho é um exame da crítica de arte diderotiana através de um colóquio entre a Carta sobre os surdos e mudos para uso dos que ouvem e falam (1751) e os Ensaios sobre a pintura (1766). Observaremos que os quinze anos que separam a publicação destes dois textos, indicam o abandono, em alguns casos, o amadurecimento e a evolução em outros do pensamento estético de Diderot, Enciclopedista e Filósofo, a partir da análise de suas reflexões e comentários sobre os quadros dos pintores Jean-Baptiste-Siméon Chardin, Jean-Baptiste Greuze e Joseph Vernet, expostos no Salão de 1765, e que o fizeram ficar conhecido como o fundador da crítica de arte moderna
ASSUNTO(S)
cartas francesas teses. espaço e tempo em arte teses. diderot, denis, 1713-1784. cartas sobre os surdos e mudos : para uso dos que ouvem e falam crítica e interpretação teses. diderot, denis, 1713-1784. ensaios sobre a pintura crítica e interpretação teses. estetica teses. critica de arte teses. ensaios franceses.
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/1843/ECAP-7J6H6ADocumentos Relacionados
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