Desempenho de famílias de feijoeiro comum obtidas por diferentes métodos de condução de populações segregantes. / Performance of families of common bean obtained by different methods for conducting.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

O feijoeiro comum (Phaseolus vulgaris L.) destaca-se no Brasil por sua importância econômica e, sobretudo social, sendo uma importante fonte de fibra na dieta habitual. Conhecer a variabilidade genética para teor de fibra em feijoeiro comum é muito importante, pois pode garantir o sucesso de programas de melhoramento, avaliando-se a eficiência relativa dos métodos de condução de população disponíveis. O objetivo deste trabalho consistiu em comparar o desempenho de famílias de feijoeiro comum obtidas por diferentes métodos de condução de populações segregantes, para os caracteres teor de fibra bruta e produtividade de grãos. Foram obtidas famílias a partir do cruzamento entre os genitores CNFC 7812 e CNFC 7829 com 12,7% e 17,0% de teor de fibra, respectivamente. As famílias foram conduzidas por três métodos de melhoramento: bulk, bulk dentro de famílias e o SSD até a geração F7. O delineamento utilizado para analisar as famílias foi um látice 14x14, com três repetições, conduzido em dois locais: Santo Antônio de Goiás/GO, na safra de inverno no ano agrícola 2008 e Ponta Grossa/PR na safra das águas no ano agrícola 2008/2009. Foram realizadas avaliações para teor de fibra bruta e produtividade de grãos em todas as famílias provenientes dos três métodos de condução de populações. A partir das esperanças matemáticas dos quadrados médios estimaram-se os componentes de variância e os parâmetros genéticos e fenotípicos. Dos resultados obtidos pode-se concluir que, para os caracteres fibra bruta e produtividade de grãos, o método mais indicado foi o bulk dentro de famílias, por gerar o maior número de famílias superiores e as melhores médias sendo, por isso, superior neste trabalho ao método SSD e ao método do bulk. Entre as famílias avaliadas do cruzamento CNFC 7812 x CNFC 7829 existe variabilidade genética suficiente para ser explorada para os caracteres teor de fibra bruta e produtividade de grãos.

ASSUNTO(S)

fibra bruta ssd bulk bulk dentro de famílias parâmetros genéticos. agronomia 1.fibra bruta 2. ssd 3.bulk dentro de famílias 4. parâmetros genéticos crude fiber ssd bulk bulk within f2 genetic parameters

Documentos Relacionados