Desempenho dos serviços de saúde na viabilização do diagnóstico da Tuberculose. / Performance of health services in enabling the diagnosis of Tuberculosis.

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

31/03/2011

RESUMO

A tuberculose (TB) ainda é um grande desafio para saúde pública no Brasil e no mundo, sendo a utilização dos serviços de saúde o centro do funcionamento dos sistemas de saúde. Nesse aspecto, a forma de organização da atenção a TB deveria ser um fator de garantia do acesso ao diagnóstico precoce da TB nos municípios do Brasil. O tempo do diagnóstico da TB corresponde ao período entre o início dos sinais e sintomas e o fechamento do diagnóstico, contudo o acesso ao diagnóstico na atenção básica parece estar obstaculizado por várias barreiras que precisam ser elucidadas. O presente estudo visou avaliar, na perspectiva do doente, a utilização dos serviços de saúde na Atenção ao diagnóstico da TB identificando o primeiro serviço de saúde procurado pelo doente quando começou a apresentar os sinais e sintomas; os serviços de saúde que realizaram o diagnóstico, o tempo decorrido entre a procura do doente pelo serviço de saúde e o diagnóstico da TB e a associação entre componentes da acessibilidade e o tipo de serviço procurado pelo doente. A realização dessa pesquisa ocorreu por meio de um inquérito epidemiológico seccional de abordagem quantitativa. O cenário desta investigação foi o município de João Pessoa, no estado da Paraíba. A população do estudo foi composta pelos doentes de TB (em tratamento, maiores de 18 anos, residentes no município de estudo), sendo a amostra constituída por 101 pacientes. Os dados foram coletados por meio de fontes primárias (entrevistas com doentes) e secundárias (prontuários) digitados e armazenados em planilha eletrônica do Microsoft Office Excel 2003 e transferidos para a Tabela de Entrada de Dados do Software Statistica 9.0 da Statsoft para aplicação do teste qui-quadrado de Pearson. No uso do teste de associação, evidenciou-se significância estatística p<0,05 entre o primeiro serviço de saúde procurado pelo doente e o local do diagnóstico, onde a Estratégia de Saúde da Família (ESF) foi o primeiro serviço de saúde mais procurado pelo doente com 46,5% e o Programa de Controle da Tuberculose (PCT) foi o serviço que mais realizou o diagnóstico de TB com 54,4% dos casos. Com relação ao tempo para o diagnóstico da TB 84 (83,2%) dos doentes foram diagnosticados no intervalo de tempo menor ou igual a 30 dias. No entanto, apesar da existência de uma política de descentralização da Saúde a ESF ainda não se tornou eficiente no que diz respeito à garantia do acesso ao diagnóstico da TB, onde o PCT continua centralizando as ações relacionadas ao diagnóstico da TB sendo caracterizado como principal porta de entrada dos casos de TB no município de João Pessoa. Portanto, esforços precisam ser empreendidos para transformar essa realidade e tornar a ESF a porta de entrada para o acesso ao diagnóstico da TB por meio de serviços de saúde mais resolutivos, articulados e estruturados para atuar no controle da TB.

ASSUNTO(S)

retardo no diagnóstico organização dos serviços de saúde tuberculose enfermagem tuberculosis health services organization delay in diagnosis

Documentos Relacionados