Desempenho produtivo e características de carcaça de caprinos com diferentes composições raciais. 2010. / Performance and carcass features of purebred and crossbred goat kids. 2010.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

Este trabalho foi realizado objetivando avaliar o desempenho produtivo de cabritos e cabritas Anglo-Nubianos e mestiços Boer x Anglo-Nubiana (1/2 BA) e 3/4 Boer + 1/4 sem raça definida (3/4 BS) e as características de carcaça dos machos. Utilizaram-se 12 cabritos e 12 cabritas, que foram mantidos totalmente confinados, sendo amamentados com leite de cabra e de vaca em uma proporção de 1:1. A partir da segunda semana de idade os cabritos foram alimentados com feno de tifton e concentrado farelado, em uma relação de 40:60. Os animais foram pesados, ao nascimento e semanalmente pela manhã. As medições zoométricas foram realizadas quinzenalmente. Os cabritos foram abatidos com peso corporal entre 20 e 25kg. Os mestiços 3/4 BS foram superiores aos demais grupamentos raciais no desenvolvimento ponderal, o que indicou a influência da composição racial Boer nos mestiços. Entretanto tal superioridade não foi observada no comparativo entre os mestiços 1/2 BA e os Anglo-Nubianos, denotando não ter havido melhoramento na F1 por influência do grau de sangue Boer. Os melhores resultados dos mestiços Boer sobre os Anglo-Nubianos nos pesos ao abate e do corpo vazio não se refletiram na maior parte das características da carcaça. Contudo, o percentual Boer dos mestiços determinou maior proporção de gordura na carcaça, podendo indicar uma melhora na proteção da carcaça em relação ao encurtamento pelo frio, no seu armazenamento em baixas temperaturas. As equações propostas por Hankins &Howe, para avaliação de carcaças bovinas, não são compatíveis para carcaça de caprinos jovens. Não foi possível desenvolver equação de predição para proporção do tecido ósseo a partir da secção HH. Por outro lado, a utilização da paleta possibilitou a predição confiável da composição tecidual da carcaça.

ASSUNTO(S)

biometria cabritos ganho de peso relação músculo:gordura. producao animal body measurements kids muscle: fat relationship weight gain.

Documentos Relacionados