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Desenhos Ocultos/Desejos Velados / Drawings hidden/Covert desires

Partindo de alguns conceitos desenvolvidos por Sigmund Freud, tais como o recalque, o ato falho, as pulsões de vida e morte, a recorrência, o consciente e o inconsciente, a pesquisa utilizou o desenho e as linguagens dele decorrentes para uma tradução verbo/visual construída em uma sucessão de processos criativos distintos. Primeiramente, foi criado um "vocabulário imagético" desenhado, para a seguir transformá-lo em caixas iluminadas e tridimensionais. Em seguida foram criadas imagens em grandes dimensões, valorizando a ausência e o vazio e, finalmente, miniaturas condensadas das imagens, fechadas em pequenas caixas acrílicas. Fundamentando a hipótese de se alcançar "imagens de Freud", a Fenomenologia da Percepção de Merleau-Ponty, ao tratar a sensação primeira causada pela obra, aproximou-se do conceito de "Primeiridade" de Charles Sanders Peirce quando ele a descreve como uma qualidade de sensação. Estas relações conceituais construíram a aposta na criação de uma poética particular que combina a experiência do artista com a percepção e possibilidades de sensações causadas por ela ao público final. O resultado é um conjunto visual que de certa forma está em correspondência com os conceitos freudianos destacados e é capaz de enriquecer a percepção de sua obra, agora em desenhos e imagens tridimensionais.