Desenvolvimento de um equipamento para avaliar propriedades elásticas de cerâmicas refratárias a altas temperaturas pelo método de ressonância de barras. / Development of an equipment to evaluate elastic properties of refractory ceramics at high temperatures using the method of bar resonance.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2002

RESUMO

0 conhecimento das propriedades elásticas tem sido de fundamental importância para o entendimento da limitação da vida útil de cerâmicas refratárias com fins estruturais. Essas propriedades caracterizam a rigidez elástica dos materiais e representam, em primeiro lugar, um pressuposto para a classificação específica dos materiais e suas características mecânicas. A determinação de propriedades, tais como, módulo de Young, E, módulo de cisalhamento, G, e razão de Poisson, , são importantes na determinação de várias outras importantes propriedades mecânicas. Neste trabalho utilizou-se o método dinâmico de ressonância de barras para a obtenção dessas três propriedades elásticas, que consiste no estímulo de um corpo de prova com freqüência variável, a fim de se obter a freqüência fundamental e seus harmônicos de vibração natural do corpo. Dessa freqüência, considerando ainda a densidade e a geometria do corpo de prova, obtêm-se as propriedades elásticas do material. Portanto, o objetivo deste trabalho foi desenvolver um equipamento automático para medir E, G e em função da temperatura, utilizando a técnica de ressonância de barras e um software de controle e análise dos resultados. Como exemplificação do uso do software e deste equipamento, um estudo da influência do tamanho de agregado (DL = 2800, 4750 e 8000 m) e do coeficiente de distribuição de Andreasen de tamanho de partículas (q = 0,21, 0,26 e 0,31) sobre o dano causado por choque térmico em concretos refratários aluminosos foi realizado. Além disso, foi realizado outro estudo sobre a influência da porosidade nas propriedades elásticas de cerâmicas celulares processadas por gelcasting. A dependência de E e G com a porosidade segundo modelos encontrados na literatura foi confirmada. Avaliou-se também o comportamento dos módulos elásticos em função da temperatura nestas esponjas.

ASSUNTO(S)

cerâmica materiais nao metalicos ressonância de barras materiais refratários propriedades elásticas esponja cerâmica concretos refratários

Documentos Relacionados