Detecção em tempo real de desflorestamentos na Amazônia com uso de dados MODIS/TERRA e redes neurais / {Real-time monitoring of deforestation in the Amazon by TERRA/MODIS data and neural networks}

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

Essa pesquisa tem como objetivo principal propor uma metodologia para a detecção em tempo real (diária) dos novos desmatamentos causados por corte raso sobre áreas de floresta na Amazônia brasileira. Definiu-se parte do município de Porto Velho, estado de Rondônia, como área de estudo e o período de 20-maio a 15-julho-2003, aproximadamente dois meses, como o período de estudo no qual os novos desflorestamentos ocorridos foram mapeados e analisados. Devido à disponibilidade de dados MODIS/TERRA com alta repetitividade e resolução espacial moderada e a possibilidade de empregar técnicas de Inteligência Computacional na detecção de mudanças de cobertura e uso do solo, a metodologia aqui proposta baseia-se na integração entre esses dados multitemporais (extraídos de imagens fração oriundas do Modelo Linear de Mistura Espectral) e uma rede neural artificial para a detecção em tempo real dos novos desflorestamentos. Utilizou-se uma rede neural conhecida como Perceptron de Múltiplas Camadas com algoritmo de retropropagação de erros para avaliar a qualidade da estimativa da variável Razão_PixelPuro utilizada como indicadora para a geração de alarmes de desmatamento. A principal contribuição dessa tese está associada à geração de mecanismos que podem auxiliar na automatização de sistemas do tipo alerta, além do entendimento do comportamento temporal (dinâmica) dos novos desflorestamentos na região.

ASSUNTO(S)

sensor modis/terra modis/terra sensor redes neurais porto velho neural networks porto velho (city) desmatamento amazônia deforestation amazon (region)

Documentos Relacionados