Development of a process for obtaining policosanol from sugarcane wax (Saccharum officinarum). / Desenvolvimento de um processo para a obtenção de policosanol a partir de cera de cana-de-açucar (Saccharum officinarum).

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2003

RESUMO

A cera de cana-de-açúcar (Saccharum officinarum), extraída da torta de filtração, um subproduto da indústria sucro-alcooleira, tem sido uma matéria de interesse não somente pela sua aplicação industrial como alternativa para as ceras de carnaúba, abelha e sintéticas, mas também pela sua composição química. A cera de cana-deaçúcar é uma fonte natural de álcoois alifáticos primários de cadeia longa, com 24 a 34 átomos de carbono, com predominância do octacosanol. Essa mistura de álcoois de alto peso molecular, denominada "policosanol", tem chamado a atenção pelas suas propriedades farmacológicas, sendo comercializada industrialmente como componente ativo em diversas formulações com efeitos anti-plaquetários, anti-trombóticos e redutores de colesterol. Neste trabalho, foram estudadas as etapas envolvidas no processo de obtenção de uma mistura de álcoois a partir de cera de cana-de-açúcar, compostas de (1) purificação da cera bruta de cana-de-açúcar pelo método do álcool a quente; (2) saponificação da cera purificada com NaOH, na presença de etanol como solvente; (3) separação da mistura de álcoois da cera saponificada, utilizando solução salina e etanol, para obtenção do produto denominado "policosanol 50" e, (4) purificação com acetona do produto obtido em (3), para obtenção do produto denominado "policosanol 90". Como a reação de saponificação pode interferir no rendimento do composto de interesse, foram aplicadas técnicas de planejamento experimental nesta etapa e, de acordo com os resultados obtidos, novos testes foram realizados para se determinar as condições mais favoráveis para a reação. A proporção cera:solução de NaOH foi mantida em 1:1 (p:v) e, com este parâmetro fixado, as condições determinadas para a reação de saponificação foram: concentração da solução alcoólica de NaOH de 2M, temperatura de 80ºC e tempo de 15 minutos. Nestas condições, o produto denominado "policosanol 50" apresentou um rendimento de 55% e uma pureza em álcoois de 50% e o produto denominado "policosanol 90" apresentou um rendimento de 25,7% e uma pureza em álcoois de 92,3%.

ASSUNTO(S)

waxes alcoois graxos cana-de-açucar policosanol sugarcane saponification torta de filtração policosanol filter cake ceras fatty alcohols saponificação

Documentos Relacionados