Diagnóstico em saúde como instrumento do Programa de Saúde da Família: possibilidade de construção de espaços coletivos para a constituição de sujeitos? / Health diagnosis as a tool of Family Health Program: possibility of building collective spaces for subjects constitution?

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2001

RESUMO

Com esta pesquisa de abordagem qualitativa buscamos identificar ferramentas que potencializassem o trabalho em atenção primária, enfocando o diagnóstico em saúde. Este estudo foi realizado no Residencial 2000, bairro periférico do município de Uberaba, no período de 10 de abril a 15 de maio, e contou com a participação de profissionais de uma equipe que atua no Programa de Saúde da Família (PSF) na área. Tivemos por objetivos: analisar a construção do diagnóstico em saúde no PSF, como uma ferramenta com potência para gerar maior participação da comunidade em relação à discussão e elaboração de propostas para enfrentamento dos problemas de saúde; identificar e analisar a compreensão da população do Residencial 2000 acerca do processo saúde-doença, os problemas de saúde e as intervenções propostas nos grupos de discussão; viabilizar espaço de discussão que possibilitasse expressão ampla e problematização das contradições presentes na realidade desta população, a partir da manifestação acerca de sua realidade e possibilidades de transformação. Consideramos os princípios da pesquisa participante em todo o processo. Fontes documentais e entrevistas com informantes-chave foram utilizados para aproximação ao campo e aprofundarmos nosso conhecimento a respeito da área. Foram constituídos dois grupos de discussão totalizando 23 sujeitos participantes, moradores do bairro. Os depoimentos dos sete encontros foram registrados e, posteriormente, organizados conforme metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo, que busca resgatar a fala do social a partir dos discursos individuais. O discurso produzido foi então submetido à Análise Temática, e identificamos 5 temas: processo saúdedoença: como anda a saúde e por que surge a doença no Residencial 2000; serviços coletivos: a dificuldade de acesso e de consumo; participação: um caminho possível; espaço de relações: em cena a família; processo de pesquisa: exercício de um espaço com potência para melhor andar a vida. A articulação destes cinco temas apontaram que a população conforma um saber sobre saúde-doença ampliado para além do recorte de atenção ao corpo físico, identificando caminhos para enfrentamento de seus problemas. Assim, acreditamos que no PSF podem se conformar espaços de possibilidade de acontecer a constituição de sujeitos, apesar dos entraves e dificuldades colocados para o exercício desta estratégia.

ASSUNTO(S)

collective health family health consumer participation diagnosis of health situation saúde da família participação comunitária. saúde coletiva diagnóstico da situação em saúde

Documentos Relacionados