Diagnósticos dos aspectos do meio físico em áreas de manguezal, Parque Peaçabuçu - Praia Grande - SP. Sua relação com a ocupação por favelas.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2005

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo geral a sistematização dos dados sobre os aspectos dos meios físico e biológico (vegetação, geologia, hidrografia, clima, topografia e ocupação urbana) da cidade de Praia Grande/SP, com enfoque nas áreas de manguezal ocupadas por favelas, gerada através de subsídios para diretrizes de uso do solo que sirva como ferramenta de auxílio do planejamento ambiental do citado município. O processo histórico de ocupação da cidade, as necessidades da população local, as esferas de governo envolvidas, a participação de entidades não governamentais, entre outros, são abordados com a finalidade de contextualizar os aspectos físicos em questão. Como objetivos específicos foram estudados: fatores influentes da população de favela em áreas de manguezal, abordando os aspectos negativos de tal situação, bem como as diretrizes de usos potenciais que eqüalizem os impactos de uma intervenção ambiental planejada na área. A tomada de consciência ambiental por parte da população e a otimização da preservação do meio ambiente também foram buscadas. Finalmente são apontadas sugestões para cada núcleo. PALAVRAS-CHAVE: manguezal, preservação ambiental, favelas, resíduos sólidos, ocupação.

ASSUNTO(S)

residuos solidos, domesticos e industriais proteção ambiental preservation area resíduos industriais environment favelas shantytown ocupação urbana desordenada manguezais mangroves

Documentos Relacionados