Duration and associated factors with the breastfeeding in Reconcavo municipalities of Bahia: a cohort study of birth. / Duração e fatores associados ao aleitamento materno em municípios do Recôncavo da Bahia: um estudo de coorte de nascimento.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

Este estudo objetivou identificar a duração mediana do aleitamento materno e os fatores associados. Envolveu uma coorte de 532 crianças de dois municípios do Recôncavo da Bahia. Utilizou-se a análise de sobrevivência para estimar a duração do aleitamento e o modelo multivariado de Cox para identificar as associações. A duração mediana foi de 74,73, 211,25 e 432,63 dias, respectivamente, para o aleitamento materno exclusivo, misto complementado e total. A ausência materna ao pré-natal elevou em 167% (HR=2,67; IC95%=1,85-3,83) o risco da diminuição da duração do aleitamento materno exclusivo, em 82% (HR=1,82; IC95%=1,06-3,16) o risco da adoção do aleitamento misto complementado e em 38% (HR=1,38; IC95%=1,06-1,81) o risco da descontinuidade do aleitamento materno total. O trabalho materno fora do domicílio e a área de residência urbana aumentaram o risco da interrupção precoce do aleitamento materno. A ampliação do acesso ao pré-natal e da rede de proteção às mães que trabalham fora e residem na área urbana poderiam aumentar a duração do aleitamento materno no Recôncavo da Bahia.

ASSUNTO(S)

associated factors nutricao fatores associados maternal breastfeeding infant nutrition breastfeeding nutrição infantil aleitamento materno mixed breastfeeding amamentação

Documentos Relacionados