Educação estética - investigando possibilidades a partir de um grupo de professoras
AUTOR(ES)
Maria Luiza Passos Soares
DATA DE PUBLICAÇÃO
2008
RESUMO
Esta dissertação tem como objetivo principal investigar se as experiências estéticas vivenciadas por um grupo de professoras possibilitaram mudanças qualitativas no seu processo de formação profissional e pessoal. Parte-se da linha teórica da perspectiva histórico cultural da psicologia, fundamentadas nas idéias de Vigotski em relação aos temas cultura, arte e imaginação. Em primeiro lugar, fez-se uma pesquisa bibliográfica sobre as temáticas arte, estética e educação estética, a seguir, observou-se um grupo de onze professoras, durante o ano de 2006, por ocasião de sua participação em um processo de formação docente, pautada na estética, proposta pelo Grupo de Pesquisa Cultura, Escola e Educação Criadora, na Linha de Imaginação e Criação na Escola. Foram selecionadas para a realização da análise algumas experiências, a saber: a participação das professoras em um ateliê de artes visuais; a visitação em uma exposição; a participação em seminários teóricos e o Sarau de encerramento. As gravações em vídeo destes encontros, os memoriais, nos quais as professoras registraram suas idéias e impressões e o questionário final foram as fontes da pesquisa para atingir os objetivos traçados inicialmente. Nestes materiais foram verificados indícios em nível de afetividade, cognição e imaginação nas falas e gestos das professoras que pudessem indicar mudanças, rupturas e permanências em aspectos pessoais e profissionais e apontar momentos do processo de formação que contribuíram ou dificultaram as mudanças de comportamento no sentido da educação estética. A partir das análises é possível inferir que o processo vivenciado nos ateliês, permitiu que houvesse um movimento das professoras em direção a possibilidade de descobrirem-se parte de um entorno cultural no qual existem inúmeras possibilidades de fruição e fazer artístico. Pode-se perceber em suas palavras e atitudes que a educação estética deixou marcas em níveis de sensibilidade, imaginação e cognição no grupo das professoras que vivenciaram os ateliês. Não se pretende apresentar provas, mas apontar indícios nas falas e gestos nos quais se percebem algumas modificações que ocorreram neste processo de formação tanto ao declararem assumir mudanças de hábito e novas práticas como: ler mais, ir ao teatro e a locais de mostras culturais, ouvir músicas além das divulgadas pela mídia; bem como no alargamento do repertório das professoras. O processo de formação de professores estruturado em ateliês permitiu estas duas dimensões: a ampliação de conhecimentos e a adoção de novas práticas que estas professoras levaram para as vidas pessoais e profissionais. Acreditamos que nisto reside o grande valor de um processo de formação docente que privilegie a educação do sensível, pois inserir estas reações na própria vida é a tarefa mais importante da educação estética. Não se tem a pretensão de afirmar que a possibilidade de uma experiência estética mude radicalmente a vida das professoras ou solucione as questões da educação. No entanto, por crermos que as dimensões do sensível e do artístico fazem parte, e não podem ser desprezadas, da constituição do homem, estamos convencidos que através dela se tem a possibilidade de contribuir para a promoção do humano e, por extensão para a formação docente. Sendo assim, espera-se com este trabalho levantar aspectos que possam ser levados em conta para proporcionar a formação estética docente
ASSUNTO(S)
estética educação estética teacher training aesthetic education educacao aesthetics formação docente
ACESSO AO ARTIGO
http://www6.univali.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=556Documentos Relacionados
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