Efeito Da Suplementação Materna Com Palmitato De Retinila Sobre A Concentração De Retinol No Colostro Em Condições De Jejum E Pós-Prandial.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

Vitamina A é importante em muitos processos essenciais no corpo e sua deficiência resulta em severas conseqüências para a saúde dos seres humanos. O leite humano é a única fonte dessa vitamina para crianças que são amamentadas de forma exclusiva. A análise da vitamina A no leite materno é importante, porque a sua concentração neste fluido está relacionada com o estado de vitamina A materno e com a ingestão desta vitamina pela mãe durante a lactação. Assim, o objetivo do presente trabalho foi avaliar o efeito da suplementação materna com palmitato de retinila sobre a concentração de retinol no colostro em condições de jejum e pós-prandial. Para isso, foram recrutadas 149 nutrizes saudáveis da Maternidade Escola Januário Cicco (Natal- RN), sendo os grupos Comparação 69 e Teste 80. Amostras de sangue, colostro em jejum e colostro pós-prandial foram coletadas até 24hs após suplementação. As concentrações de retinol no soro e colostro foram analisadas por cromatografia líquida de alta eficiência. A concentração sérica de retinol de 41,6 12,7μg/dL (média desvio-padrão) indica estado nutricional bioquímico adequado. A concentração de retinol no colostro não foi influenciada pelos níveis séricos de retinol, em nenhuma das condições estabelecidas. No colostro, a concentração do retinol no grupo teste sem suplementação foi de 67,3 37,7 μg/dL no jejum e de 80,3 35,1 μg/dL no pósprandial (p<0,05), evidenciando um aumento de 19,3%. No grupo teste suplementado os valores foram de 102,6 57,3 μg/dL e 133,4 78,3 μg/dL no jejum e pós-prandial, respectivamente (p<0,05), representando um aumento de 30%. Considerando que no jejum a maior parte da vitamina A transportada ao leite tem sua origem através da proteína transportadora de retinol (RBP), o aumento no retinol do colostro pós-prandial sugere um mecanismo de transporte do retinol para o leite materno distinto daquele realizado pela RBP. Tal situação fica mais evidente em condições de suplementação.

ASSUNTO(S)

pós-prandial bioquimica jejum suplementação e soro. retinol colostrum colostro supplementation and serum. postprandial fasting retinol

Documentos Relacionados