Efeito de produtos alternativos sobre Bacillus thurigiensis subesp. kurstaki e Trichogramma pretiosum Riley (Hymenoptera: trichogrammatidae)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

Assim como os produtos alternativos (PA), Bacillus thuringiensis e Trichogramma pretiosum Riley, 1879 (Hymenoptera: Trichogrammatidae) são estratégias importantes para a proteção de plantas em sistemas alternativos de produção. Embora os PA sejam mais seguros que os produtos fitossanitários convencionais, há poucas informações sobre as interações de PA e agentes de controle biológico. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de PA sobre esporos e cristais de B. thuringiensis subesp. kurstaki, linhagem S-1905 (Btk-S1905) e parâmetros biológicos de T. pretiosum em condições de laboratório. Foram utilizados os produtos Pironin, Biogermex, Ecolife®, Extrato de Crisântemo, Planta Clean, Mattam Plus, Natural Neem, Supermagro, Calda Sulfocálcica e Bion® nas concentrações recomendadas pelos fabricantes. O efeito sobre esporos foi avaliado nas aplicações conjunta e separada. Na aplicação conjunta as misturas Btk-S1905 + PA + água destilada esterilizada (ADE) foram incubadas (150 rpm, 30 ± 2ºC, 2 h) e inoculadas em ágar nutriente (AN) em placas de Petri. Na aplicação separada os PA foram espalhados na superfície do meio AN em placas de Petri e, em seguida, inoculou-se o patógeno. Em ambas as aplicações as placas inoculadas foram incubadas (30º C ± 2º C, 16 h), quantificando-se as unidades formadoras de colônias (UFC)/mL. Para os cristais, após incubação, a mistura Btk-S1905 + PA + ADE foi e adicionada à dieta artificial para Anticarsia gemmatalis (Lepidoptera: Noctuidae), avaliando-se a mortalidade após 12, 24, 48 e 72 h. As análises dos efeitos dos PA sobre os cristais também foram feitas por Microscopia Eletrônica de Varredura e Eletroforese. Para avaliar o efeito sobre T. pretiosum, os PA foram pulverizados em ovos de Anagasta kuehniella (Zeller) no pré e pós-parasitismo e, em diferentes fases do desenvolvimento de T. pretiosum no hospedeiro, sendo avaliados o número de ovos parasitados, o percentual de emergidos, a razão sexual, o ciclo ovo-adulto e a longevidade. Para Btk-S1905 verificou-se que Biogermex, Calda Sulfocálcia e Ecolife® reduziram as UFC/mL, nas aplicações conjunta e separada, e óleo de nim, na conjunta. Biogermex, Bion®, Planta Clean e óleo de nim foram antagônicos à ação das toxinas, entretanto, nenhum produto degradou as proteínas do cristal. O efeito dos demais produtos foi aditivo à ação das toxinas e, exceto Calda Sulfocálcica, também não reduziram a formação de UFC/mL. Para T. pretiosum verificou-se que no pré-parasitismo, a maioria dos produtos causou repelência à oviposição, sendo que apenas Calda Sulfocálcia e Extrato de Crisântemo reduziram o número de ovos parasitados. Nenhum dos PA reduziu a porcentagem de emergência e alterou a razão sexual. Por outro lado, alguns produtos alteraram o ciclo ovo-adulto e a longevidade dos adultos, no pré e pós-parasitismo, com valores inferiores a um dia.

ASSUNTO(S)

agricultura alternativa bacillus thuringiensis bacillus (bactéria) trichogramma bacterias esporíferas insects biological control trichogrammatidae insetos - controle biológico alternative agriculture trichogrammatidae

Documentos Relacionados