Efeitos da hiperlipidemia e sinvastatina sobre a morfologia, resistência mecânica e capacidade osteogênica em camundongos knockout do gene do receptor de LDL (LDLr-/-) / Hyperlipidemia and effects of simvastatin on the morphology, mechanical strength and osteogenic capacity in mice knockout LDL receptor gene (LDLr-/-)

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

12/12/2011

RESUMO

Introdução: O tecido ósseo pode sofrer alterações em suas propriedades bioquímicas, morfológicas, bioquímicas e biomecânicas sob a influência de determinadas doenças. Níveis elevados de colesterol e hiperlipidemia podem causar alterações no osso, comprometendo a osteogênese e resistência mecânica. A sinvastatina é um medicamento do grupo de estatinas mais comumente utilizado para o tratamento d hiperlipidemia, reduzindo o nível de colesterol. Além disso, estudos com estatinas têm demonstrado bons resultados na prevenção e tratamento da osteoporose. Objetivos: Avaliar o efeito da hiperlipidemia e da utilização de sinvastatina sobre as propriedades biomecânicas, a estrutura do osso cortical e trabecular e osteogênese em camundongos LDLr(-/-) e selvagens. Métodos: Neste estudo foram utilizados camundongos do tipo selvagem (C57BL6) (Grupo W) e camundongos homozigotos para a ausência do gene receptor LDL (LDLr-/-) (Grupo L), todos do sexo masculino com 3 meses de idade. Os animais foram divididos em dois grupos experimentais, que foram subdivididos em quatro grupos de 12 animais cada: Experimento I (grupo W - ração padrão; Grupo WH - dieta hiperlipídica; Grupo L - ração padrão e Grupo LH - dieta hiperlipídica) e Experimento II tratados com sinvastatina (S) (Grupo WS - ração padrão; Grupo WHS - dieta hiperlipídica; Grupo LS - ração padrão e Grupo LHS - dieta hiperlipídica). Após 15 dias de experimentação um defeito ósseo de 3mm de diâmetro foi produzida cirurgicamente no osso parietal direito em cada animal. No final de 60 dias de experimentação os animais foram sacrificados. O sangue foi coletado e os fêmures e o osso parietal direito foram retirados para estudo histológico e mecânico. Resultados: Os dados obtidos neste estudo originou três artigos. O primeiro artigo "Efeitos da hiperlipidemia sobre as propriedades biomecânicas e morfológicas do fêmur de camundongos LDLr(-/-)" aceito para publicação no Journal of Bone and Mineral Metabolism, o segundo "Efeitos da sinvastatina sobre as propriedades morfométricas e mecânicas no fêmur de camundongos" formatado para submissão ao Journal of Orthopaedic Research e o terceiro artigo "Efeitos da hiperlipidemia e sinvastatina na reparação óssea de defeitos na calvária de camundongos LDLr-/-" esta sendo preparado para a publicação. Conclusão: A dieta hiperlipídica causa alterações na integridade óssea e que o uso da sinvastatina foi eficaz para preservar as propriedades biomecânicas do fêmur nos animais tratados com dieta comercial, no entanto, seu efeito sobre o tecido ósseo pode ser comprometido pela ingestão de uma dieta rica em gorduras. A osteogênese foi restrita nos camundongos LDLr-/-, principalmente nos grupos alimentados com dieta rica em gorduras.

ASSUNTO(S)

hiperlipidemia sinvastatina ossos - crescimento resistência mecânica receptores ldl hyperlipidemia simvastatin bone mechanical strenght ldl receptors

Documentos Relacionados