Efeitos de toxinas com estrutura de fosfolipase A2, isoladas do veneno de Bothrops asper e Crotalus durissus terrificus, e dos respectivos venenos, sobre a expressão de ciclooxigenases e produção de prostaglandinas / Effects of toxins with phospholipase A2 structure isolated from Bothrops asper and Crotalus durissus terrificus venoms and the respective crude venoms on expression of cyclooxygenases and biosynthesis of prostaglandins.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

A ação de fosfolipases A2 (FLA2s): miotoxinas (MTs) ?II e III, isoladas de Bothrops asper (VBa) e CB2, de Crotalus durissus terrificus (VCdt) e os venenos brutos, sobre a expressão de ciclooxigenases (COXs) e síntese de prostaglandina (PG) E2 e PGD2 foi avaliada. As MTs e VBa mas não CB2 e nem VCdt induziram a expressão de COX-2 por leucócitos. Em estudos in vitro ocorreram a liberação de PGs e expressão de COX-2, após a incubação de macrófagos (M?s) com FLA22s e, de neutrófilos (N?s) e M?s, com VBa. A CB2 induziu somente a liberação de PGs. A inibição de FLA2 citosólica (cFLA2), diminuiu os níveis de PG induzidos pelas MTs, mas não pela CB2, e não afetou a expressão de COX-2 induzida pelas MTs. O envolvimento do NF-?kB na expressão de COX-2 foi mostrado com inibidores. Em conclusão, MTs, CB2 e VBa estimulam a síntese de PGs in vivo e in vitro e MTs e VBa, mas não CB2, induzem a expressão de COX-2. O VCdt não afeta estes parâmetros. O efeito das MTs sobre a expressão de COX-2 e PGs é mediado pelo NF-kB e pela cFLA2, respectivamente. Os efeitos de CB2 na produção de PGs são independentes de cFLA2s e COX-2. O fato da MT-II ser destituída de atividade enzimática sugere que a atividade catalítica per se, não seja relevante para os efeitos observados.

ASSUNTO(S)

venoms from animals inflammation prostaglandinas toxinas cyclooxygenases fosfolipase a phospholipase a inflamação ciclooxigenases toxins venenos de origem animal prostaglandins

Documentos Relacionados