Em Tudo que Eu FaÃo Eu Procuro Ser Muito Rock And Roll: Rock, Estilo de Vida e Rebeldia em Fortaleza / In everything I do, I find to be very rock and roll: Rock, lifestyle and rebelship in Fortaleza

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

24/06/2010

RESUMO

Uma numerosa parcela da juventude de Fortaleza reproduz um estilo de vida baseado no gÃnero musical chamado de rock e nos valores e modelos associados a ele. Elaborando uma atitude de rebeldia diante do mundo social e ressaltando um discurso de que vivem em uma condiÃÃo de outsiders, os roqueiros criam gestos, visuais, palavras e comportamentos, que compartilham entre si e constituem em modos de pertenÃa. Ademais, a Capital do Cearà à palco de centenas de bandas de rock que promovem shows e festas, lanÃam discos, gravam clipes e organizam festivais de mÃdio e grande porte. O pÃblico acompanha essas bandas e seus eventos, mas tambÃm vai alÃm, pois promove festas sem bandas, encontra-se nas praÃas e frequenta lojas especializadas. A grande quantidade de bandas e eventos possibilitou a criaÃÃo, ao longo dos anos 2000, de uma rede de relaÃÃes sociais constituÃda por uma sÃrie de elementos: promotores de eventos, entidades associativas, donos de lojas e estÃdios musicais etc. Embora a diversidade estilÃstica do rock possibilite subdivisÃes na rede â modos de pertenÃa especÃficos que chamo de agrupamentos, cujos maiores exemplos sÃo os metaleiros e os alternativos â de modo geral estabelece senhas de entrada muito nÃtidas que ativam modos de inclusÃo (quando aceitos) ou modos de exclusÃo (quando negados).

ASSUNTO(S)

sociologia estilo de vida redes sociais juventude rock lifestyle social network youth rock rock - aspectos sociais - fortaleza (ce) fÃs de rock - fortaleza(ce) - usos e costumes grupos de rock - aspectos sociais - fortaleza (ce) mÃsica e juventude - aspectos sociais - fortaleza (ce) mÃsicos de rock - aspectos sociais - fortaleza (ce)

Documentos Relacionados