Entre bytes e pixels : estudo etnográfico sobre a identidade em movimento no Second Life

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

As diversas plataformas de interação social disponíveis na internet, como salas de bate-papo (chats) e sites de relacionamento (Orkut, myespace) sempre se mostraram como um efervescente espaço para a manifestação identitária e a experimentação de diferentes nuances da subjetividade humana por parte do sujeito contemporâneo. Com o advento, no ano de 2003, da plataforma Second Life, surge um novo tipo de experimento mediado por computador, o de um "mundo on-line" em três dimensões que procura recriar todos os aspectos encontrados na sociedade off-line. Neste sentido, desponta atualmente um novo modo de se vivenciar a identidade no espaço on-line, o qual conjuga um potencial quase que ilimitado de novas experiências subjetivas e o intercâmbio de significados entre o sujeito on e off-line, o que aponta para uma possível maior incorporação do espaço on-line na sociedade off-line.

ASSUNTO(S)

identidade cultural tecnologia - aspectos sociais subjetividade internet - aspectos sociais comunidades virtuais ciencias sociais aplicadas

Documentos Relacionados