Estruturação audiovisual através de qualidades morfológicas / Audiovisual structurre through morphological characteristics

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2009

RESUMO

Neste trabalho propomos desenvolver um modelo para a criação de obras audiovisuais. Inicialmente, apresentamos um levantamento de algumas abordagens referentes à utilização da relação audiovisual e destacamos conceitos advindos dos domínios em separado. Com relação ao domínio do sonoro apresentamos algumas características e interpretações do termo "Som" pelo viés dos compositores e teóricos Pierre Schaeffer e Michel Chion. Da área visual, pontos e características são abordadas através do viés de Rudolf Arnheim, Lúcia Santaella, Winfried Nöth e Jacques Aumont. Na parte destinada ao audiovisual são abordadas linhas de pensamento referentes à sinestesia, ao Fenômeno da Multisensorialidade de Edward L. Marks e do Contrato Audiovisual e Transsensorialidade de Michel Chion. A escolha de qual abordagem referente ao audiovisual utilizamos em nosso trabalho teórico e prático é definida através da crítica dos conceitos apresentados durante a recapitulação teórica e da elaboração de estudos. Estas escolhas podem ser resumidas na busca por estruturar e dar unidade a obra através de resultados perceptivos e parâmetros pertencentes à própria relação audiovisual; na utilização de eventos sonoros e eventos visuais fixados (gravados); e da observação das influências que ocorrem quando há sobreposição ou justaposição de "sons" e "imagens" a partir da idéia de contrato audiovisual de Michel Chion. Os estudos estão divididos em dois volumes com três estudos cada: "Estudo dos Objetos Audiovisuais Vol. I" contendo os estudos "Facture", "Overlapping" e "Density" e "Estudo dos Objetos Audiovisuais Vol. II" contendo os estudos "Synchrèse", "Aimantation Spaciale" e "Ritmo"

ASSUNTO(S)

composição (arte) audiovisual som imagem transsensorialidade morfologia composition (art) audiovisual sound imaging transensorialy morphology

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