Estudo químico biomonitorado de extratos das folhas e do caule de Guettarda grazielae M.R.V. Barbosa (Rubiaceae) / Chemical study biomonitored from the extracts of leaves and stems of Guettarda grazielae M.R.V. Barbosa (Rubiaceae)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

O presente trabalho descreve o isolamento, monitorado pelas atividades larvicida, anticolinesterásica e antioxidante, de alguns dos constituintes químicos presentes em extratos das folhas e do caule de Guettarda grazielae M.R.V. Barbosa. Ademais, também foi efetuada uma revisão das atividades biológicas observadas para extratos e substâncias descritas em espécies deste gênero, bem como uma compilação dos triterpenos relatados em Rubiaceae. Folhas e caule, após secagem e trituração, foram extraídos através de maceração com acetona e/ou etanol. Os extratos obtidos foram então particionados entre MeOH-H2O 3:2 e solventes de diferentes polaridades (hexano, clorofórmio e acetato de etila). Os extratos brutos, bem como as frações provenientes deste procedimento, foram avaliados quanto ao potencial larvicida (larvas do 4 estádio de Aedes aegypti), anticolinesterásico e antioxidante (teor de fenóis totais e DPPH). As frações em hexano e em AcOEt, oriundas dos extratos em etanol das folhas e do caule foram as mais promissoras nos ensaios larvicidas (CL50 131,73 e 58,18 ppm, respectivamente). O extrato bruto em acetona das folhas, bem como algumas das suas subfrações provenientes de filtração em gel de sílica das frações em hexano e em clorofórmio, foram efetivas em inibir qualitativamente a ação da enzima acetilcolinesterase, quando comparados com a cafeína. Por outro lado, nos ensaios antioxidantes, as frações em MeOHH2O do caule (347,75 0,02 EAG/g) e em AcOEt das folhas (298,03 0,002 EAG/g) foram as mais ricas em compostos fenólicos. Destas, somente a fração em AcOEt foi moderadamente ativa (CI50 164,85 2,76 μg/mL) frente ao DPPH. As demais frações apresentaram fraca atividade ou foram inativas. Algumas das frações das folhas e do caule, consideradas promissores nestes ensaios, foram investigadas e conduziram ao isolamento e identificação estrutural (RMN, incluindo DEPT) de um fitoesteróide (Sitostenona) e de cinco triterpenos (Cicloartenona, 3β,19α,23-triidroxi-urs-12-eno, ácido 3β,6β,19α,23-tetrahidroxi-urs-12-en- 28-óico, ácido 3-O-β-D-glicopiranosilquinóvico e ácido ursólico) que de um modo geral, irão contribuir para ampliar o perfil químico do gênero Guettarda, bem como da família Rubiaceae. O levantamento bibliográfico dos triterpenos que ocorrem na família Rubiaceae revelou que dentre as espécies até então investigadas, um total de 373 triterpenos com 12 diferentes tipos de esqueletos, sendo oleanano e ursano os mais representativos, foram até então isolados. Em relação ao gênero Guettarda, a literatura registra a ocorrência de 44 diferentes compostos distribuídos em dez espécies, sendo os alcalóides e os triterpenos os mais abundantes.

ASSUNTO(S)

quimica organica larvicidal anticholinesterase larvicida anticolinesterásicos antioxidantes guettarda grazielae triterpenes triterpenos rubiaceae rubiaceae guettarda grazielae antioxidant

Documentos Relacionados