Estudos sobre a intercalação dos corantes azul brilhante-FCF e azul de coomassie G-250 em ácido desoxirribonucléico (DNA)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

Este trabalho versa sobre o processo de intercalação de dois tipos de corantes em DNA, o Azul brilhante FCF, um corante alimentício e o Azul de Coomassie G-250, que é habitualmente usado em ensaios bioquímicos. Dados obtidos através de ensaios de espectrofotometria de absorção na região do UV/Vis e de infravermelho com relação ao complexo formado entre o DNA/Azul Brilhante mostram uma efetiva interação entre o Azul Brilhante FCF e o DNA, reforçando a possibilidade do corante estar intercalando entre as bases do DNA, ocupando principalmente o sítio da guanina. Não foram observadas alterações tão relevantes nas absorções com relação ao complexo formado entre o DNA/ Azul de Coomassie. Podemos concluir que o Azul de Coomassie pode estar se ligando através de interação eletrostática na superfície do DNA, ou seja, se ligando aos grupos fosfatos.

ASSUNTO(S)

intercalação quimica dyes in dna azul brilhante fcf corantes brilliant blue fcf corantes no dna azul de coomassie g-250 intercalation coomassie blue g-250

Documentos Relacionados