Evaluation of temperatures in the chilled and frozen food transport. / Avaliação de temperaturas no transporte frigorificado urbano de alimentos resfriados e congelados.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

O objetivo deste trabalho foi monitorar as condições operacionais de temperaturas e pressões do sistema de refrigeração e do transporte frigorificado urbano de alimentos resfriados e congelados durante as entregas dos produtos e avaliar a influência das aberturas das portas da carroceria nas alterações das temperaturas internas dos ambientes frigorificados, bem como das temperaturas de produtos-teste. Para isso, instrumentou-se uma carroceria frigorificada de caminhão com diversos sensores de temperatura e de pressão, os quais foram instalados em pontos específicos no sistema de refrigeração e nas superfícies internas e externas da carroceria. Após a realização das monitorações, foi verificado que as práticas adotadas pelos operadores de transporte juntamente com as aberturas de portas durante as entregas resultaram na elevação da temperatura interna da carroceria acima dos valores recomendados para a conservação adequada dos produtos transportados, sendo observado o caso em que a temperatura do ar de retorno permaneceu 48 minutos acima de 0 ºC, quando registrou-se um máximo de 6,1 ºC. Constatou-se também que o aumento do número de entregas no dia e, consequentemente, o aumento de abertura de portas, provoca um efeito acumulativo de aumento da temperatura interna, principalmente no compartimento de resfriados, uma vez que a capacidade do sistema de refrigeração não foi suficiente para suprir esta demanda térmica. Foram registrados também aumentos nas temperaturas superficiais dos produtos refrigerados que podem ter contribuído para a perda da qualidade sensorial e nutricional dos alimentos. Concluiu-se que o sistema de refrigeração atualmente utilizado na distribuição de alimentos refrigerados e congelados sob condições tropicais apresenta limitações quanto à manutenção da temperatura interna da carroceria durante a rotina real de distribuição, já que não possui capacidade instantânea suficiente para retomar a temperatura adequada entre as entregas.

ASSUNTO(S)

cold chain instrumentation alimentos - transporte instrumentação carrocerias frigorificadas refrigerated containers cadeia do frio foods

Documentos Relacionados