Favela de Rio da Pedras: a imagem da paz como ensejo para crescer? / The Rio das Pedras Slum: the image of peace as opportunity to grow?

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

A presente dissertação discute o processo de surgimento e crescimento geográfico e demográfico da favela de Rio das Pedras, a partir da análise do papel desempenhado pelo Poder Público em diferentes momentos de sua história e, da problematização de uma imagem construída internamente, qual seja: uma favela positiva, onde a paz predomina de forma permanente. Para tanto, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, de caráter qualitativo, com moradores que residem há mais de 25 anos em diferentes áreas internas da favela. Este trabalho possibilitou identificar a centralidade de três atores sociais locais na preservação da rotina dos moradores, fortalecendo a reivindicação de favela positiva, talvez a única na cidade do Rio de Janeiro, a saber: Associação de Moradores e Amigos de Rio das Pedras AMARP), o Grupamento de Policiamento em Áreas Especiais (GPAE) e a polícia mineira (milícia).

ASSUNTO(S)

paz peace growth of slum sociologia urbana milícia rio das pedras rio das pedras favela positiva positive slum crescimento de favela minas police

Documentos Relacionados