Fenologia, potencial germinativo e taxa de cruzamento de uma população de paineira (Chorisia speciosa St. Hil. Bombacaceae) em área ciliar implantada. / Phenology, germination potential and mating rate of a population of Chorisia speciosa St. Hil. Bombacaceae in a set up riparian area.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2002

RESUMO

O objetivo deste trabalho foi estudar a fenologia, o potencial germinativo e a taxa de cruzamento de uma população de Chorisia speciosa St. Hil – Bombacaceae (paineira), de uma área ciliar implantada, no município de Iracemápolis (SP). A área de estudo possui 20 ha, e situa-se no entorno da represa de abastecimento público deste município, nas coordenadas 22O 36 S e 47O 33 W. O plantio desta área ocorreu no ano de 1988 e 1989, com 120 espécies. Para o estudo da fenologia, foram marcados aleatoriamente 10 indivíduos, os quais foram visitados quinzenalmente, durante 12 meses. Foram observados os eventos floração, frutificação, queda e brotamento foliar, do início até o final de cada um. Para o estudo do potencial germinativo, foram utilizadas 4 repetições de 25 sementes cada, para cada árvore analisada, sendo ao todo 10 árvores de paineira. Para a determinação da taxa de cruzamento, foram amostradas aleatoriamente progênies de polinização aberta em 10 árvores, sendo amostradas 10 sementes, as quais foram avaliadas por eletroforese de isoenzimas. A população de C. speciosa estudada apresentou os eventos floração e frutificação, demonstrando que já alcançou maturidade reprodutiva. O evento floração ocorreu de março a junho, e o evento frutificação, de julho a outubro. A queda foliar ocorreu entre os meses de abril a setembro, e o brotamento foliar, de julho a outubro. A porcentagem de germinação para a população foi de 85,8%, demonstrando bom potencial germinativo, a porcentagem de plântulas anormais foi de 5,5% e o índice de velocidade de germinação (IVG) médio para a população foi 3.8713. A taxa de cruzamento foi alta para a população (0,975 ± 0,033), indicando a espécie como alógama. Apesar disso, a análise de correlação de paternidade (rp) foi alta (0,334), dando a entender que os cruzamentos não ocorreram de forma aleatória, sendo que 33,4% das progênies foram originadas por cruzamentos preferenciais. Também foram detectados cruzamentos entre aparentados (0,055 ± 0,028). A composição do índice de fixação das árvores maternas (0,002) e das progênies (0,129), dá a entender que existe algum tipo de seleção contra homozigotos, entre a fase de plântula com a fase adulta. De modo geral, os resultados foram promissores para a capacidade reprodutiva da espécie, mostrando alta taxa de cruzamento. Por outro lado, a falta de informações sobre a procedência das árvores que deram origem ao plantio, a constatação de que existe parentesco entre estes indivíduos, e as altas taxas de cruzamentos preferenciais que estão ocorrendo, reduzem a probabilidade da regeneração da população ao longo prazo.

ASSUNTO(S)

cruzamento vegetal árvore florestal matas ciliares plant reproduction ripariam forest seed germination reprodução vegetal plant cross germinação de sementes

Documentos Relacionados