Fenomenologia aplicada à performance musical: um recorte na peça Bajulans de Manoel Dias de Oliveira
AUTOR(ES)
Rocha, Sérgio de Figueiredo
FONTE
Per musi
DATA DE PUBLICAÇÃO
2008-12
RESUMO
O presente trabalho propõe a análise musical fenomenológica como ferramenta facilitadora no processo de performance. A peça em questão é Bajulans, do Moteto de Passos, do compositor colonial mineiro Manoel Dias de Oliveira (1734/5-1813). Entender como se estrutura uma peça do ponto de vista harmônico e aplicar sobre ela uma análise musical fenomenológica é um dos procedimentos que podem contribuir para uma melhor elaboração interpretativa da mesma. A análise fenomenológica da música ainda é uma abordagem pouco usual na prática interpretativa. Contudo, parâmetros eminentemente subjetivos, como a vivência do intérprete em performance, têm se revelado bastante significativos para a pesquisa em música.
ASSUNTO(S)
música colonial brasileira fenomenologia da música performance musical
Documentos Relacionados
- Etnografia da performance musical: identidade, alteridade e trasnformação
- A alegoria histórica em Manoel de Oliveira: um filme falado
- Ansiedade na performance musical: tradução, adaptação e validação do Kenny Music Performance Anxiety Inventory (K-MPAI) para a língua portuguesa
- Documentação musical: Discussão sobre a representação temática de partituras a partir de um enfoque interdisciplinar
- Apropriação musical: a arte de ouvir Rap