Ferramentas de geoprocessamento para análise da vulnerabilidade natural das águas sub-superficiais à poluição, área urbana e seu entorno, município de São Carlos - SP.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

Mais ou menos 97% da água doce disponível para uso da humanidade encontra-se no subsolo, na forma de água subterrânea. Isso fez com que a preocupação com a contaminação das águas subterrâneas tenha aumentado no meio científico. Importantes estudos desenvolvidos em várias regiões do mundo têm mostrado que os recursos hídricos estão sendo atingidos por fontes potencialmente poluentes, oriundas principalmente de produtos utilizados na agricultura, na indústria e na disposição dos resíduos. A Organização das Nações Unidas já alertou: em 2025, cerca de 2,7 bilhões de pessoas, em todo o mundo, enfrentarão a falta dágua potável. Esse fato implica em especial preocupação com a proteção das águas subterrâneas devido à dificuldade e a impraticabilidade de se promover à remoção de poluentes de fontes pontuais de captação (poços) e devido ao fato de que a reabilitação de um aqüífero poluído requer custos muitos elevados. Neste sentido, esta pesquisa tem por objetivo elaborar um documento cartográfico temático preventivo que enfoque qualitativamente a vulnerabilidade natural à poluição das águas sub-superficiais da área urbana e peri-urbana de São Carlos-SP, com a utilização do método GOD e geoprocessamento com o software SPRING 4.2 Inpe. Que possa futuramente subsidiar o poder público municipal no planejamento e desenvolvimento de políticas de proteção dos recursos hídricos subterrâneos do município de São Carlos - SP.

ASSUNTO(S)

vulnerabilidade natural método god natural vulnerability pollution Água - poluição god spring groundwater software spring geoprocessing agua aqüíferos

Documentos Relacionados