Filmes infantis e a produção performativa da heterossexualidade
AUTOR(ES)
Sabat, Ruth Francini Ramos
DATA DE PUBLICAÇÃO
2007
RESUMO
A heterossexualidade não é natural, ela é uma condição culturalmente construída que precisa ser constantemente reiterada de modo a ‘normalizar’ os sujeitos. Esta pesquisa assume tal premissa como seu fundamento. No que se refere à perspectiva analítica, alinho-me aos Estudos Culturais em sua vertente pós-estruturalista e recorro a formulações dos Estudos Feministas e da Teoria Queer. Entendo que, no processo contínuo de reiteração da heterossexualidade como norma, inúmeras estratégias e artefatos culturais são utilizados. Nesta tese, analiso os mecanismos postos em ação pelos filmes infantis de animação da Disney, quais sejam: A Pequena Sereia, Mulan, A Bela e a Fera e O Rei Leão. Esses artefatos culturais têm grande importância não apenas no cotidiano das crianças, como também no funcionamento da economia global, movimentando milhões de dólares. Eles certamente constituem-se em importante recurso pedagógico contemporâneo. Interessam-me, aqui, especialmente os enunciados performativos que são repetidos nos filmes infantis, de modo a produzir identidades de gênero e sexuais e garantir a heterossexualidade como norma Acredito que a identidade hegemônica não é perseguida apenas e tão somente através da constante apresentação do Mesmo, mas também (e, talvez, principalmente) é reafirmada através da produção do estranho, do monstro, do abjeto, que funcionam, nesse contexto, como parâmetros de normalidade, como modos de garantir o cumprimento das normas regulatórias. Para desenvolver esta análise, utilizo como ferramentas analíticas fundamentalmente os conceitos de identidade, performatividade, abjeção e normalização.
ASSUNTO(S)
cinema estados unidos estudios disney. educação heterossexualidade identidade representação desenho animado criança estudos culturais comunicação de massa gênero teoria queer
ACESSO AO ARTIGO
http://hdl.handle.net/10183/3757Documentos Relacionados
- John Langshaw Austin e a Visão Performativa da Linguagem
- A infância no currículo de filmes de animação: poder, governo e subjetivação dos/as infantis
- A Presença Performativa nas Artes da Cena e a Improvisação
- Sobre filmes infantis e linguagem audiovisual : o caso d O Rei Leão
- John Langshaw Autin e a visão performativa da linguagem humana