Guerrilha de PincÃis: humor grÃfico no jornal O Pasquim como resistÃncia polÃtica e cultural à ditadura militar (1969 - 1970) / Guerrilla of paintbrushes: Graphic Humor in the newspaper O Pasquim as cultural and political resistence to military dictatorship (1969-1970).

AUTOR(ES)
FONTE

IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia

DATA DE PUBLICAÇÃO

06/08/2010

RESUMO

A proposta desta dissertaÃÃo à analisar o humor grÃfico no tablÃide carioca Pasquim. Primeiramente, a intenÃÃo à contar a histÃria dos dois primeiros anos do jornal (1969-1970), em sua resistÃncia polÃtica e cultural à ditadura militar, contextualizando-a a partir da anÃlise de algumas de suas imagens humorÃsticas. A segunda proposta à - em uma relaÃÃo direta com a primeira - levantar alguns dos temas abordados pelo jornal neste perÃodo, partindo-se dos diversos gÃneros de humor grÃfico empregados pelo semanÃrio. O Pasquim foi um dos principais representantes, durante mais de 20 anos, da imprensa alternativa no Brasil, atravÃs de sua postura de reaÃÃo editorial, polÃtica, cultural e ideolÃgica ao regime militar implantado em 1964. SemanÃrio de humor que tinha na caricatura uma de suas linguagens, o Pasquim fez durante este perÃodo de duas dÃcadas uma crÃtica polÃtica aliada a uma outra, cultural, que se consagrou chamar de crÃtica de costumes, dentro do contexto do regime de exceÃÃo endurecido em 1968.

ASSUNTO(S)

comunicacao imprensa alternativa imagem humor alternative press image humor o pasquim (jornal) brasil â histÃria â 1964-1985 â humor,sÃtira,etc. humorismo ilustrado brasileiro sÃtira polÃtica brasileira

Documentos Relacionados