High glucose concentration and cell-extracellular matrix interaction: effects on salivary gland homeostasis, cell adhesion and migration. / Concentração elevada de glicose e interação célula-matriz extracelular: efeitos sobre a homeostase de glândulas salivares, adesão e migração celular.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Neste estudo avaliou-se os efeitos do diabetes mellitus (DM) sobre dois sistemas: glândula parótida de ratos e células cultivadas in vitro. Foram avaliados respectivamente a composição da matriz extracelular e a migração de células expostas a elevada concentração de glicose. Na parótida observou-se aumento de colágenos III, IV e V, laminina e fibronectina, mediado por TGFb2. Em células isoladas observou-se que a glicose dificultou a polarização celular, reduziu a velocidade e direcionalidade de migração, reduziu a persistência e estabilidade das protrusões celulares e a maturação de adesões. Estas alterações estão relacionadas à ativação da GTPase Rac1, dependente de estresse oxidativo. Este estudo sugere, pela primeira vez, que: 1) a hipofunção salivar pode envolver um espessamento da lâmina basal de capilares e parênquima por mecanismos previamente observados em outros orgãos-alvo de complicações diabéticas e 2) que a glicose exerce um efeito direto sobre a migração celular, fator que pode contribuir para a cicatrização deficiente em indivíduos diabéticos.

ASSUNTO(S)

tgfb diabetes oxidative stress matriz extracelular migração celular tgfb glândula salivar estresse oxidativo extracellular matrix diabetes cell migration salivary gland

Documentos Relacionados