IdentificaÃÃo paramÃtrica de derivada de estabilidade e controle longitudinais da aeronave Xavante AT-26: uma aplicaÃÃo do mÃtodo de verossimilhanÃa.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2001

RESUMO

Esta tese examina a identificaÃÃo paramÃtrica das derivadas de estabilidade e controle da dinÃmica longitudinal de uma aeronave, com a aplicaÃÃo prÃtica do mÃtodo de "Maximum Likelihood Estimation" (MLE) e um algoritmo de otimizaÃÃo por Gauss-Newton. A dinÃmica longitudinal foi representada por um modelo linear derivado das leis de Newton, obtendo as equaÃÃes de estado. As equaÃÃes de saÃda foram obtidas do modelamento dos sensores usados para mediÃÃo das grandezas fÃsicas relevantes. O algoritmo e o programa em MATLAB desenvolvidos foram aplicados aos dados prÃticos obtidos com um vÃo na aeronave AT-26 FAB 4516. A aeronave estava equipada com uma instrumentaÃÃo para mediÃÃo e gravaÃÃo dos parÃmetros necessÃrios para a identificaÃÃo paramÃtrica em questÃo. Os resultados obtidos foram analisados neste trabalho, e demonstraram a validade prÃtica do mÃtodo para obtenÃÃo das derivadas de estabilidade e controle longitudinal de uma aeronave. O resultado demonstrou ajustamento adequado entre as observaÃÃes e o modelo identificado.

ASSUNTO(S)

aeronave xavante aerodinÃmica controle de aeronaves desempenho de aeronaves algoritmos controle longitudinal derivadas de estabilidade identificaÃÃo de parÃmetros controle automÃtico de vÃo ensaios em vÃo estabilidade dinÃmica

Documentos Relacionados