Identificação de genes envolvidos na síntese de polihidroxialcanoatos em Burkholderia cepacia linhagem IPT64. / Identification of genes involved in the synthesis of polyhydroxyalkanoates on Burkholderia cepacia strain IPT64.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2008

RESUMO

Os polihidroxialcanoatos (PHAs) são poliésteres acumulados por microrganismos como material de reserva. O conhecimento das vias bioquímicas e enzimas envolvidas na biossíntese e degradação dos PHAs é uma importante ferramenta para auxiliar na produção industrial. A linhagem Burkholderia cepacia IPT64 é capaz de acumular uma blenda composta de P(3HB) e P(3H4PE) a partir de sacarose. Este trabalho está focado em duas das principais enzimas envolvidas na biossíntese de PHAs: a b-cetotiolase (phaA) e a PHA sintase (phaC). A primeira está associada à especificidade pelo substrato, e a segunda é considerada a enzima chave na síntese de PHAs. Neste trabalho a linhagem mutante phaC foi avaliada quanto à atividade enzimática de PHB sintase, que se constatou ter sido perdida. A presença de mais de uma tiolase no genoma de B. cepacia foi detectada. A inativação do gene phaABc identificado anteriormente, bloqueou totalmente a síntese de P(3HB), e não promoveu o aumento da quantidade total de polímero. Este resultado indica que a tiolase identificada é responsável direta do acúmulo de P(3HB). Outra indicação é que não há uma competição das vias de síntese dos dois polímeros P(3HB) e P(3H4PE), já que não houve alteração na quantidade de P(3H4PE) acumulado, mesmo quando P(3HB) deixou de ser acumulado.

ASSUNTO(S)

biotechnology genetics bacterial polímeros biodegradáveis pha- sintase phb biotecnologia genética bacteriana biodegradable polymers pha-synthase phb b-cetotiolase polyhydroxyalkanoates polihidroxialcanoatos b-cetotiolase burkholderia cepacia burkholderia cepacia

Documentos Relacionados