Imaculada ConcepciÃn: A construÃÃo de imagens-corpos femininos em La Femme et le Pantin
AUTOR(ES)
Laysmara Carneiro Edoardo
DATA DE PUBLICAÇÃO
2010
RESUMO
Este estudo tem como mote a reflexÃo sobre a construÃÃo do corpo feminino no interior de algumas formas ficcionais que remetem a diferentes elaboraÃÃes estÃticas da imagem. Jà que a narraÃÃo literÃria tambÃm afirma descriÃÃes imagÃticas de personagens, ambientes e estados psicolÃgicos, tomou-se a personagem Conchita, do romance La femme et le pantin (1898), de autoria de Pierre LouÃs, no intento de discutir as diferentes representaÃÃes do feminino, recorrendo-se à mitologia, à pintura, ao cinema e à fotografia, intermediados pela iconografia e iconologia, bem como por personagens-chave do imaginÃrio ocidental, sustentando-se que tais representaÃÃes sÃo parte da construÃÃo imagÃtica, nÃo sà do corpo, como tambÃm do desejo e da seduÃÃo. Neste sentido, as relaÃÃes entre as traduÃÃes fÃlmicas do romance â The devil is a woman (Von Sternberg, 1935), La femme et le pantin (Duvivier, 1959) e Cet obscure object du desir (BuÃuel, 1977) â e as interpretaÃÃes sobre o contexto da obra literÃria de LouÃs remetem ainda aos escÃlios esquizo-analÃticos de Deleuze e Guattari, no intuito de problematizar as afinidades e incursÃes do desejo no interior das representaÃÃes sobre o feminino no decorrer dos tempos abarcados neste trabalho.
ASSUNTO(S)
embodiment corporalidade literatura comparada female image comparative literature letras
ACESSO AO ARTIGO
http://tede.unioeste.br/tede//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=605Documentos Relacionados
- 8. Imagens-corpos na fotoplástica de Mário Cravo Neto
- A construÃÃo da identidade feminina em Veja
- A comunicaÃÃo como direito humano: um conceito em construÃÃo
- A charge virtual e a construÃÃo de identidades
- Narrativas de FundaÃÃo: consideraÃÃes sobre Iracema e a Eneida para a construÃÃo de sentido de nacionalidade