Imagens pintadas de Flávio Scholles : evocadores de memórias e narrativas de vida

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DATA DE PUBLICAÇÃO

2010

RESUMO

O estudo concebe as imagens como privilegiados canais de fluxo das memórias, elas mesmas tomadas como narrativas de memórias. Examina as complexas relações entre memória e imagem. Detém-se na análise dessas relações a partir das obras de pintura do artista gaúcho Flávio Scholles, que desde 1976 desenvolve um trabalho artístico de cunho biográfico, podendo ser considerado um guardião de memórias. Discute o significado de suas imagens como disparadoras do exercício de rememorar e a dimensão educativa das mesmas, problematiza em que medida essas pinturas possuem um potencial evocador de memórias individuais e coletivas de sujeitos da região do Vale dos Sinos, RS. Resulta do contato de algumas pessoas com um corpus restrito de imagens produzidas pelo artista, algumas conhecedoras de suas obras, outras tendo o primeiro contato com as mesmas por ocasião da investigação. A pesquisa realizou seis entrevistas e um grupo de conversação envolvendo ao todo 17 sujeitos residentes em vários municípios da Região. As narrativas orais de memórias foram transformadas em documentos e integram o corpus empírico da pesquisa, cujo estudo apóia-se nos referenciais que tematizam os conceitos de imagem e memória. Analisa de que forma os sujeitos se reconheceram nas imagens do artista com as quais se depararam e que conteúdos foram manifestos em suas narrativas a partir desse contato. Para a análise, faz-se acompanhar das reflexões propostas por vários autores, dentre eles Ecléa Bosi, Antoinette Errante, Alberto Manguel, Sandra Jatahy Pesavento, Maria Stephanou e Maria Helena Bastos, entre outros. A estratégia metodológica contempla, além das entrevistas e grupo, a localização e pesquisa junto a documentos escritos, além de conversas com o autor-pintor. A investigação empreendida junto aos sujeitos, que deram voz e vez às suas reminiscências, resultou na organização e análise dos conteúdos produzidos no exercício de rememorar, sendo distribuídos em cinco temas: Trabalho, Família, Educação, Atividades Sociais, Lugares. A compreensão da dimensão educativa das imagens para evocação de memórias individuais e coletivas assenta-se no fato de que as imagens não possuem sentido em si mesmas, mas necessitam de um interlocutor que as decifre, e a partir disso re-signifique a sua própria história de vida. As obras selecionadas no estudo expressam vivências do artista, mas também apresentam conquistas e dilemas do seu grupo de pertencimento, marcados pela defesa da cultura teuto-brasileira na Região do Vale dos Sinos. As obras são plenas de narrativas de infância e juventude, assentadas num contexto histórico, geográfico, social e cultural, ao qual pertencem também os sujeitos narradores, e que por esta proximidade suscitaram muitas identificações, conduzindo-os a refletirem sobre suas próprias vidas, o tempo vivido e o presente que se constrói a partir de tempos idos. Os narradores sensibilizaram-se com cenas, figuras, objetos, e temáticas apresentadas nas pinturas, muitas das quais semelhantes ao universo de coisas e experiências que os cercaram desde a mais tenra idade, que não eram muitas, todavia especiais.

ASSUNTO(S)

educational history história da educação image and memory imagem memory narratives memória narrativa

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