In Scene: the theater in the Popular Center of Culture of National Union of the Students (CPC of the UNE) 1961â1964 / Em Cena: o teatro no Centro Popular de Cultura da UniÃo Nacional dos Estudantes (CPC da UNE) 1961-1964
AUTOR(ES)
Carla Michele Ramos Torres
DATA DE PUBLICAÇÃO
2008
RESUMO
Este estudo propÃs analisar o Centro Popular de Cultura da UniÃo Nacional dos Estudantes (CPC da UNE), no perÃodo de sua atuaÃÃo, entre os anos de 1961 e 1964, atravÃs do teatro. A obra teatral à compreendida como uma forma de expressÃo das prÃticas culturais dos sujeitos sociais de uma determinada Ãpoca, por isso ela se apresenta nesta pesquisa como objeto de estudo e como fonte histÃrica. Procuramos mostrar como a histÃria dessa entidade foi sendo construÃda ao longo das dÃcadas, tanto por pesquisadores como pelos seus ex-integrantes atravÃs dos depoimentos concedidos. Percebemos que os pesquisadores observaram a entidade cepecista atravÃs dos questionamentos que estavam vivenciando. Assim, em cada perÃodo foram valorizadas certas particularidades desse grupo. Para contextualizar as teorias e as prÃticas do CPC da UNE examinamos a documentaÃÃo produzida pela equipe, bastante restrita, e as concepÃÃes desenvolvidas no perÃodo pelos seus membros. Notamos que no ambiente cepecista havia diferentes conceitos de arte, de polÃtica e de povo. Com intuito de ampliar os debates acerca do teatro nacional e do teatro popular, enfatizamos questÃes em pauta no Brasil no perÃodo que antecedeu a formaÃÃo da entidade no sentido de entender a emergÃncia do CPC da UNE por meio das discussÃes teatrais promovidas nos setores culturais e intelectualizados, desde os anos finais da dÃcada de 1950. ConcluÃmos que apesar da expressÃo âCPC da UNEâ, essa entidade nÃo surgiu dos projetos estudantis e sim de aspiraÃÃes de alguns integrantes do Teatro de Arena em ampliar o pÃblico teatral e projetar nos palcos abordagens relacionadas à realidade nacional. A dramaturgia cepecista foi estudada com a finalidade de compreendermos como os autores dos textos teatrais estavam concebendo a funÃÃo do teatro. Para isso destacamos nas peÃas: as temÃticas, as representaÃÃes das personagens, a linguagem, o emprego de elementos cÃnicos e o uso do recurso narrativo. A dissertaÃÃo em tela, està inserida na discussÃo da cultura popular, uma vez que à possÃvel verificar nas obras teatrais concepÃÃes polÃticas, definiÃÃes de povo e encaminhamentos estÃticos voltados para uma efetiva comunicaÃÃo com o pÃblico
ASSUNTO(S)
cultura popular popular center of culture of the national union of the students popular culture historia theater cpc da une cpc of the une teatro
ACESSO AO ARTIGO
http://tede.unioeste.br/tede//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=333Documentos Relacionados
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