Indetermination of the subject in the rural portuguese of the semi-arid of Bahia state. / A indeterminação do sujeito no português rural do semi-árido baiano.

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2006

RESUMO

Nesta dissertação, analisamos, numa perspectiva sociolingüística, algumas possibilidades de indeterminação do sujeito no discurso oral de comunidades rurais afro descendentes do semi-árido baiano: Piabas, localizada no município de Caém, e Bananal / Barra dos Negros, comunidades gêmeas localizadas no município de Rio de Contas. Partimos do pressuposto de que estão em uso muito mais formas de indeterminação do sujeito do que descreve a tradição gramatical e que existem fatores lingüísticos e extralingüísticos que condicionam o uso dessas formas. Para esse estudo, consideramos que os seguintes recursos podem conter, em maior ou menor grau, a possibilidade de indeterminar o sujeito: a gente, nós, você, eles, Ø+V3PP, Ø+V3PS, Ø+VINF e Ø+V+SE. Na análise dos dados, submetidos ao pacote de programas estatísticos VARBRUL, levamos em consideração fatores lingüísticos, como tempo e modo verbal, tipo de verbo, tipo de oração, preenchimento do sujeito, grau de indeterminação, forma antecedente e mudança / manutenção do referente, e extralingüísticos, como gênero, faixa etária e localidade, que pudessem influenciar no comportamento lingüístico do falante. Os resultados mostraram que: a) as formas apresentadas pela gramática tradicional não são as mais utilizadas nos corpora, as formas a gente e Ø+V3PS são as mais empregadas; e b) os fatores lingüísticos e extralingüísticos considerados exercem influência na escolha do recurso que o falante se vale para indeterminar o sujeito de seus enunciados.

ASSUNTO(S)

português rural sociolinguistic sociolingüística indetermination of the subject indeterminação do sujeito linguistica rural portuguese

Documentos Relacionados