InfluÃncia dos sistemas de exploraÃÃo agrÃcola convencional e orgÃnico em cana-de-aÃucar. / To evaluate the influence of the agricultural exploration systems (EA) â organic systems (OS) e conventional systems (CS)

AUTOR(ES)
DATA DE PUBLICAÇÃO

2007

RESUMO

HÃ vÃrias formas de se cultivar o solo e a escolha de um determinado modelo vai depender dos fatores ambientais e dos objetivos da exploraÃÃo. Para se avaliar a influÃncia dos sistemas de exploraÃÃo agrÃcola (SE) â orgÃnico (SO) e convencional (SC) â em cana-de-aÃÃcar, foi conduzida, na Unidade Agroindustrial da YpiÃca, localizada no municÃpio de Pindoretama-CE, uma pesquisa de campo utilizando-se as variedades (V) CB38-22 (CB), RB72454 (RB) e SP71-6949 (SP). Os tratamentos constaram da combinaÃÃo de trÃs V com trÃs SE: orgÃnica acrescida do coquetel de sementes (OCS); orgÃnica acrescida do plantio de feijÃo-de-corda (cv. Epace 10) entre as linhas (OE10) e plantio convencional (SC). O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado com quatro repetiÃÃes. As avaliaÃÃes agronÃmica e industrial foram feitas em marÃo de 2005, na primeira soca. Foram determinados os valores da Ãrea foliar (AF), do Ãndice de Ãrea foliar (IAF) e do diÃmetro (DC), nÃmero (NC), comprimento (CC) e produtividade de colmos (RC). Para a anÃlise de Brix, POL e Pureza, foram colhidos dez colmos de cada parcela e extraÃdo o caldo para anÃlise em laboratÃrio. Os SE diferiram estatisticamente entre si para as variÃveis: AF, IAF e NC. Os maiores valores de AF e IAF foram obtidos nos SO (OCS e OE10). JÃ o maior NC foi obtido no tratamento OCS. Com relaÃÃo Ãs V, apenas as variÃveis AF e IAF nÃo diferiram estatisticamente. NÃo se observaram diferenÃas estatÃsticas para as interaÃÃes entre V e SE nas diversas variÃveis estudadas. Os melhores rendimentos de colmos foram obtidos nas V RB (41,1 t/ha) e SP (38,2 t/ha), contra 29,0 t/ha na CB. A variÃvel DC foi a que mais contribuiu para o RC das V. Constatou-se, tambÃm, uma relaÃÃo positiva entre CC e DC. Com relaÃÃo Ãs variÃveis industriais, observaram-se diferenÃas estatÃsticas para POL e Pureza entre os SE e POL entre V. JÃ o Brix nÃo sofreu quaisquer influÃncias de V e SE. Assim como para as variÃveis agronÃmicas, tambÃm nÃo se verificaram interaÃÃes estatisticamente significativas entre SE e V para as industriais. O SC apresentou o maior POL (14,21%) e, entre V, o maior valor de POL foi obtido na RB. Os maiores valores de Pureza, 71, 52 e 69,14%, foram obtidos nos sistemas SC e OCS, respectivamente.

ASSUNTO(S)

organic agriculture vigna unguiculata saccharum spp. manejo e conservacao do solo saccharum spp agricultura orgÃnica componentes de produÃÃo rendimentos agrÃcola e industrial.

Documentos Relacionados